16 de outubro de 2025
Baixada FluminenseBelford RoxoNotíciasNotícias 24hs

Espaço TEA Vila Entre Rios e Casa do Autista contam com atendimento especializado para crianças com Transtorno do Espectro Autista

O Espaço TEA Vila Entre Rios e a Casa do Autista inaugurados no último sábado (11) pelo prefeito Márcio Canella iniciaram nesta semana os atendimentos às crianças e adultos (0 a 60 anos) que sofrem com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Belford Roxo. A procura tem sido alta nas três unidades especializadas do município, que conta também com o Espaço TEA Parque Amorim, funcionando de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, com previsão de atendimento em média de até 800 pessoas por mês. Os Espaços TEAs representam um avanço significativo no cuidado especializado para as crianças com autismo.

Chamada rápida

“O Espaço TEA está maravilhoso. Estou conseguindo conciliar a minha casa com a terapia das crianças. O atendimento é nota 100. Não tenho o que reclamar, só elogios. A marcação foi tranquila e fui chamada rapidamente. As meninas da recepção são maravilhosas e os médicos nem se fala. Tenho três filhos, um com autismo severo de 11 anos, a médica passou a medicação para ele, trocou o remédio, ele está bem mais calmo. Os outros dois também. Só agradecer a Deus pelo espaço e ao prefeito Márcio Canella pelo TEA. Daqui não saio mais”, disse a dona de casa Suellen Alves de Barros, de 37 anos, moradora do bairro Parque Fluminense, usuária do TEA Parque Amorim onde leva os filhos Carlos Miguel, de 11, Gabriel, 4 e Cecília Milena, 1 ano.

Atendimento multidisciplinar

Os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e outros profissionais especializados) realizam com muito carinho o atendimento multidisciplinar e acolhedor de apoio às famílias, em espaços modernos de inclusão e bem-estar social com diversos tipos de especialidades como neuropediatra e psiquiatra, além de terapias e um jardim sensorial.

Atendimento próximo

“Eu identifiquei os primeiros sintomas no meu filho quando ele tinha oito meses. Ele tinha bastante esteriotipismo (comportamentos motores, vocais ou sensoriais repetitivos), fomos observando os sinais e procuramos bem cedo o suporte. A diferença aqui é surreal. Tinha muita dificuldade porque não havia atendimento próximo e as unidades longe eram sempre lotadas. O TEA perto de casa é ótimo e com um atendimento de qualidade e estrutura muito boa. Minha esposa veio no dia da inauguração, já entraram em contato e começamos o atendimento. Ele já está fazendo a psicóloga, psicomotricidade, a evolução e a comunicação já é visível na criança. Ele está melhorando bastante. Agora perto de casa vai atender a todas as terapias não só para o meu filho, como também para outros pais com filhos autistas”, disse o segurança Christian Marge, de 29 anos, ao lado do filho Noah, de três, morador do bairro Boa Sorte.

Regulação sensorial

Os espaços foram planejados para oferecer um ambiente acolhedor e terapias de alta qualidade aos pacientes. Essas salas são reconhecidas internacionalmente como ferramentas fundamentais para a regulação sensorial e o estímulo à interação e comunicação.

“Nós fizemos muitas reuniões durante a campanha para eleição e sempre tinha uma mãe ou uma avó que destacava a necessidade de ter uma unidade de saúde aqui para atender crianças com deficiência. Hoje, podemos fornecer unidades para acolher essas crianças, dando uma qualidade de vida para nossa população”, destacou Canella.

Marcação de atendimento no complexo regulador

Os interessados no atendimento nas três unidades devem preferencialmente procurar a regulação no Complexo Regulador de Saúde, na Avenida Benjamim Pinto Dias, 610, no Centro, para realizarem suas marcações com os devidos pedidos e encaminhamentos médicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *