Escolas de Rio das Ostras terão prova Saeb 2025 nesta semana
A partir desta segunda-feira, dia 3, as escolas municipais de Rio das Ostras dão continuidade à aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica – Saeb 2025. A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer ressalta a importância do engajamento das equipes gestoras das unidades escolares, dos professores e dos alunos para participação no teste, que tem o objetivo de medir o nível de aprendizagem dos estudantes.Realizam a prova alunos do 5º e 9º anos.
Confira o cronograma de aplicações desta semana:
3 de novembro (segunda-feira) – E. M. Maria da Penha de Oliveira
4 de novembro (terça-feira)
– E. M. Simar Machado Sodré
– CIEP Brizolão Mestre Marçal Municipalizada
– E. M. Profª Rosângela Duarte Faria
– E. M. Sebastião Loubach
– E. E. Dom Bosco Municipalizada
– E. M. João Bento Duarte Neto
– Instituto M. de Educação de Rio das Ostras – José Eduardo Marchon de Oliveira
– E. M. Padre José Dilson Dórea
– E. M. Fany Batista Esteves
– E. M. Senhorinha de Oliveira Gomes – Tia Lola
– E. M. Inayá Moraes D’ Couto6 de novembro (quinta-feira)
– E. E. Fazenda da Praia Mz.
– E. M. Maria Teixeira de Paula
– E. M. Profª Marinete Coelho Souza
– E. M. Francisco de Assis Medeiros Rangel
– E. M. Jerônymo Mendes da Costa
– E. E. Fazendas Reunidas Atlântica MunicipalizadoPROVA – O Saeb inclui testes para os alunos e questionários para estudantes, professores e gestores. As avaliações vão conter questões de Língua Portuguesa e Matemática, que buscam medir habilidades de leitura, escrita e raciocínio lógico, com foco na compreensão e na aplicação prática do que foi aprendido.
A avaliação também prevê a realização de provas amostrais: uma unidade escolar fará um exame de Ciências Humanas e Ciências da Natureza e algumas turmas de 2º ano da Rede Municipal também farão provas de avaliação de aprendizagem.
IMPORTÂNCIA – Os resultados do Saeb, somados às informações do Censo Escolar, formam o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), um dos principais indicadores da qualidade da educação no Brasil.
Para receber o resultado, todas as escolas precisam ter a participação de 80% dos alunos matriculados por turma. Por isso, a participação é fundamental para garantir investimentos em infraestrutura, formação de professores e novos projetos pedagógicos.

