Escola Municipal de Belford Roxo debate a violência contra a mulher
A Escola Municipal Maria da Conceição Carneiro, em Belford Roxo, realizou com seus professores atividades diversificadas sobre os cinco tipos de violência contra a mulher, além da história da Lei Maria da Penha. O tema abordado foi o foco da campanha Agosto Lilás, que é de extrema relevância para a sociedade, e em especial para a Educação de Jovens e Adultos.
A EJA é feminina
“Inserimos essa discussão em nosso currículo, pois a EJA é feminina. Segundo a Sinopse Estatística da Educação Básica de 2024, havia 2.391.319 alunos matriculados na EJA no Brasil, sendo 52,45% mulheres”, declarou a professora Thatiana Barbosa, que é mestre em Educação e especialista em Educação para as relações étnico raciais. Thatiana Barbosa também é supervisora escolar da EJA na Maria da Conceição carneiro, e criadora de conteúdo digital no perfil do Instagram “Professora Thatiana Barbosa| A EJA é negra, onde desde 2020 tem produzido conteúdos sobre Educação Antirracista e a EJA, consolidando-se como uma referência nestas temáticas.
Roda de Conversa
No encerramento do projeto, a escola realizou a Roda de Conversa Agosto Lilás na EJA, que contou com a presença da secretária Municipal de Educação, Sheila Boechat, da secretária especial de ensino, Fernanda Boechat, o vereador André Feijão, e Leticia Fernandes, advogada especialista em Violência doméstica, familiar e contra a mulher, pós-graduada em Direito e Processo Penal e presidente da Comissão de Assuntos Comunitários na OAB/Belford Roxo.
Secretária destaca o debate do tema
A secretária de Educação, Sheila Boechat, além de compartilhar suas vivências sobre o tema, reafirmou a importância desse tipo de evento para a formação dos alunos, uma vez que a escola também é um espaço plural de formação de cidadãos. “Fico feliz em ver a Educação de Belford Roxo debatendo esse tema que é muito importante”, concluiu a secretária, ao lado da diretora Patrícia Regosino, que abriu o evento agradecendo à participação dos presentes e parabenizando os professores e equipe pelo trabalho realizado.
A advogada Letícia Fernandes informou aos alunos sobre a maior dificuldade enfrentada pelas vítimas em denunciar os casos de violência psicológica e moral e os orientou sobre como proceder nos casos de violência física.