27 de agosto de 2025
AlerjNotíciasRio-Estado

Escadaria do Palácio Tiradentes é palco do Espetáculo Teatral Luiz Gama: Uma Voz Pela Liberdade

A escadaria do Palácio Tiradentes foi palco na noite desta segunda-feira (25/08) do espetáculo teatral “Luiz Gama: uma voz pela liberdade” em mais uma agenda cultural gratuita da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) voltada à população. Realizada pela segunda vez na sede histórica do Parlamento fluminense – a primeira aconteceu em 2021 –, a encenação narrou a história de Luiz Gama (1830-1882), jornalista, advogado, primeira voz negra na literatura brasileira e protagonista do abolicionismo no Brasil no século XIX.

Com os atores Deo Garcez e Soraia Arnoni, a peça, que está em cartaz há quase uma década, traz os escritos jurídicos, poesias e atuações de Gama com tons dramáticos e satíricos. Um dos pontos de destaque do roteiro é sobre como, mesmo tendo nascido com a lei do ventre livre, foi vendido na condição de escravo aos 10 anos pelo pai para pagar uma dívida de jogo. A montagem também narra a sua dedicação ao abolicionismo, libertando mais de 700 pessoas sem ter a carta de advogado, e também a passagem de Luiza Mahin, mãe de Luiz Gama.

Para a deputada Renata Souza (Psol), autora da lei que institui o Dia do Patrono da Abolição da Escravatura no calendário do Estado (em 24 de agosto), tanto a data quanto a peça celebram a memória e o legado de Luiz Gama, reforçando sua importância histórica e o que ele representa na sociedade. “Reconhecer o Dia Estadual como Patrono da Abolição é recuperar nossa história. Além da lei estar em vigor, ter esse espetáculo aqui é mais uma possibilidade de falar de maneira criativa e cultural a história do nosso país”, comentou.

Já a diretora de Cultura da Alerj, Fernanda Figueiredo, disse que a atração fortalece a sede histórica da Alerj como polo central de cultura. “O Palácio Tiradentes é palco do Legislativo, mas também a Casa do povo, tanto para espetáculos culturais gratuitos quanto para exibições que contam a própria história do Parlamento fluminense”, afirmou.

Democratização da cultura

Para o ator Deo Garcez, que interpreta Luiz Gama, a peça gratuita é uma forma de ampliar o acesso ao teatro e manter vivos os ideais do herói abolicionista. “Sempre será necessário falar sobre a história de Luiz Gama e sua luta. Trazer essa peça gratuitamente é uma forma de expandir e democratizar o acesso às pessoas, que quase sempre não conseguem ir ao teatro. Isso vem de encontro ao que ele queria: igualdade e equidade para todos”, destacou.

Intérprete de Luiza Mahin, a atriz Soraia Arnoni também destacou a relevância de levar a história de Luiz Gama às escadarias do Palácio Tiradentes. “Ficamos muito felizes com a oportunidade de levar às pessoas a trajetória de um homem como Luiz Gama. É muito importante trazer a imagem de um homem negro como um herói e, assim, montar no nosso imaginário, enquanto povo, uma outra imagem de pessoas negras”, disse.

Ao final, o jovem espectador Diogo Batista, de 21 anos, expressou o quanto a peça é significativa. “A importância dessa peça está em ocuparmos um espaço que nunca é ocupado por nós e também contar a história de alguém que foi fundamental na libertação do nosso povo”, comentou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *