Equipe de Vetores e Zoonoses realiza ação preventiva no cemitério municipal de Belford Roxo
A Prefeitura de Belford Roxo realizou nesta terça-feira (18/11) mais uma ação estratégica de combate aos mosquitos transmissores de arboviroses, reforçando o trabalho preventivo nos bairros. A iniciativa contou com a participação de oito agentes devidamente capacitados, além da presença do coordenador de Vetores e Zoonoses, Marcelo Guimarães, que acompanhou todo o processo.
Durante a ação, foram executados dois tipos de tratamento essenciais para o controle do ciclo do mosquito. O primeiro foi o tratamento focal, realizado por seis agentes, que consiste na inspeção detalhada dos possíveis criadouros e na aplicação de larvicida. Esse trabalho precisa ser repetido a cada dois meses, garantindo a interrupção do desenvolvimento das larvas antes que cheguem à fase adulta.
Tratamento aeroespacial
Paralelamente, dois agentes ficaram responsáveis pelo tratamento aeroespacial, utilizando bombas costais para atingir os mosquitos já adultos. Essa etapa é importante para reduzir rapidamente a circulação do inseto e pode ser feita a cada 15 dias.
O coordenador de Vetores e Zoonoses, Marcelo Guimarães, destacou a importância do trabalho contínuo. “É imprescindível o trabalho em cemitérios, ferros-velhos, borracharias e outros locais que contenham uma grande quantidade de potenciais depósitos de água. Nosso compromisso é com a saúde preventiva dos nossos cidadãos e cidadãs. Nosso trabalho é diário e atende a todos os imóveis do município. É importante que o morador faça sua parte com 10 minutos de verificação no quintal por semana para eliminar água parada. Juntos vamos evitar a dengue”, conclamou Marcelo Guimarães.

