27 de outubro de 2025
NotíciasNotícias 24hs

Enel Rio leva atividades de consumo consciente de energia a cinco municípios

Van Experience estará em Petrópolis e Angra dos Reis, enquanto a Nave Enel fará atendimentos em Conceição de Macabu.

Em Duque de Caxias, São Gonçalo e Petrópolis, a concessionária irá promover a troca de lâmpadas por modelos LED, entre outras atividades.

 

 Entre os dias 27 e 31 de outubro, a Enel Distribuição Rio promove ações de sustentabilidade nas cidades de Conceição de Macabu, Petrópolis, Angra dos Reis, Duque de Caxias e São Gonçalo. Durante os cinco dias, a distribuidora vai realizar atendimentos comerciais, palestras e atividades lúdicas com dicas de consumo consciente de energia elétrica, além da troca de lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por modelos LED (confira datas, locais e horários abaixo).

Nave Enel

A Nave Enel consiste em uma plataforma móvel montada sobre um ônibus, que abriga salas com recursos audiovisuais, jogos lúdicos e educacionais com tela touchscreen e tecnologia de realidade virtual 3D sobre o uso consciente da energia elétrica.

A ação tem como objetivo consolidar o aprendizado da sala de aula com uma ferramenta atrativa e interativa para os jovens e professores. A unidade já esteve em diversas escolas do país. A instalação busca promover a mudança de hábitos de consumo de energia, oferecendo conteúdos focados no uso responsável e consciente de recursos naturais e na eficiência energética.

Van Experience

A Van Experience também estará presente em algumas das ações. O veículo interativo proporciona ao cliente uma experiência única, com gamificação, tecnologia de realidade aumentada, segurança com a energia, telas touch, vídeos e itens de inclusão e acessibilidade.

A ideia é que o público tenha a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as fontes de energia utilizadas no Brasil e no mundo. Além disso, o espaço conta com um painel tátil onde todos os visitantes, incluindo pessoas com deficiência visual, poderão localizar o mapa do Brasil, com suas usinas hidrelétricas, solares e eólicas. Outras ferramentas de inclusão e acessibilidade estarão disponíveis: uma rampa de acesso, audiodescrição, legendas para os vídeos, parede tátil e fones antirruídos.

As iniciativas fazem parte dos projetos Enel Compartilha Consumo Consciente e Atendimento Comercial e são focadas nas melhores práticas do consumo de energia elétrica nas residências, orientando sobre o uso de aparelhos eletrônicos, segurança e como evitar o desperdício.

Os clientes que participarem das palestras poderão realizar a troca de lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por outras de tecnologia LED, que são até 80% mais econômicas e com durabilidade 10 vezes superior. Para participar, basta levar um documento com foto, a última conta de energia paga e as lâmpadas usadas para troca. Serão disponibilizadas até cinco lâmpadas de LED por unidade consumidora.

Van Experience

Data: 27/10 (segunda-feira)
Endereço:
 Escola Educação Integral Padre Quinta – Estrada Min. Salgado Filho, 4.839, Itaipava, Petrópolis
Horário: 10h às 17h

Data: 28/10 (terça-feira)
Endereço:
 Rua Milton Basílio Pereira, 195, Parque das Palmeiras, Andra dos Reis
Horário: 14h às 17h

Data: 29/10 (quarta-feira)
Endereço: 
Rua São Paulo, 5, Parque Belém, Angra dos Reis
Horário: 9h às 16h

 

Nave Enel

Data: 29, 30 e 31/10 (quarta, quinta e sexta-feira)
Endereço: 
Rua Milne Ribeiro, 94, Centro de Conceição de Macabu (antigo Clube Recreativo)
Horário: 9h às 17h

 

Consumo Consciente

Data: 28/10 (terça-feira)
Endereço:
 Rua Sampaio Ferraz, nº 2.658, Chácaras Arcampo, Duque de Caxias
Horário: 9h às 12h

Data: 29/10 (quarta-feira)
Endereço: 
Associação Osweiro do Carmo Villaça, Rua Osweiro do Carmo Villaça, 32, Alto da Serra, Petrópolis
Horário: 9h às 12h

Data: 30/10 (quinta-feira)
Endereço: 
Escola Municipal Águia Branca – Estrada de Santa Izabel Alto da Serra, 1.980, bairro Eliane, São Gonçalo
Horário: 9h às 12h

Sobre a Enel Distribuição Rio

A Enel Distribuição Rio atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *