Enel Rio forma 20 jovens do projeto Soldado Cidadão em parceria com o Ministério da Defesa
Iniciativa reforça a estratégia da distribuidora de desenvolver mão de obra qualificada para o setor elétrico e apoiar a inserção profissional de jovens militares
Rio de Janeiro, 26 de dezembro de 2025 – A Enel Rio concluiu, neste mês, a formação de eletricistas de 20 jovens militares, por meio do Projeto Soldado Cidadão, uma iniciativa do Ministério da Defesa, que prepara jovens para o mercado de trabalho após o fim do Serviço Militar. A iniciativa faz parte da estratégia da Enel de contribuir para a qualificação profissional e ampliar a mão de obra especializada na sua área de concessão. A cerimônia de formatura aconteceu no auditório da Base Barreto da distribuidora, na semana passada, com a presença do presidente da Enel Rio, Francesco Moliterni, e de autoridades militares.
Voltado a militares em serviço obrigatório, o projeto Soldado Cidadão oferece formação técnica e prática para o mercado de trabalho após o período de alistamento. Esta é a segunda turma de eletricistas formada pela parceria entre a Enel Rio e o Ministério da Defesa, que prevê a formação anual de até 120 jovens ao longo de quatro anos, reforçando o compromisso conjunto de estimular a empregabilidade e desenvolver novos profissionais para o setor elétrico. No estado do Rio de Janeiro, este ano, o programa contou 20 participantes.
Sobre o Projeto Soldado Cidadão
O Projeto Soldado Cidadão é uma iniciativa do Ministério da Defesa, com apoio das Forças Armadas, que oferece qualificação profissional a jovens que cumprem o Serviço Militar Obrigatório e desejam ingressar no mercado de trabalho ao término do alistamento. O programa disponibiliza cursos em diferentes áreas de acordo com a demanda regional e, no âmbito da parceria com a Enel, inclui formação técnica em eletricista de média e alta tensão nas escolas mantidas pela companhia no Rio de Janeiro, São Paulo e Ceará. A seleção dos participantes considera critérios disciplinares, vocacionais e de desempenho, priorizando jovens em situação de vulnerabilidade social.
Sobre a Enel Distribuição Rio
A Enel Distribuição Rio atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia.

