ENEL Rio executa obras de melhoria na rede elétrica de Arraial do Cabo
Subestação local está passando por modernização e terá o dobro da capacidade, para aumentar a confiabilidade da rede na região
Rio, 27 de outubro de 2025 – A Enel Rio está realizando importantes obras para a modernização da rede elétrica de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos. A primeira etapa das intervenções foi concluída no início deste mês, com a substituição de postes e de componentes de uma Linha de Transmissão que atende os moradores da cidade por modelos mais novos. Na segunda fase, que está em andamento, a distribuidora está realizando a troca do transformador da subestação que atende o município. A substituição do equipamento vai dobrar a capacidade da subestação, beneficiando 36 mil clientes.
Desde o início das obras, a Enel Rio optou por não efetuar desligamentos programados, para não impactar o dia a dia dos moradores e nem o funcionamento do comércio e de instituições públicas e privadas da cidade. Em alguns momentos, devido a ações necessárias para a continuidade das obras, a rede elétrica pode passar por oscilações temporárias, afetando rapidamente o fornecimento de energia dos clientes da região.
Outras melhorias
Além das obras na subestação e na Linha de Transmissão, a Enel Rio ainda executou outras melhorias em Arraial do Cabo, para aprimorar o funcionamento da rede elétrica e reduzir os impactos da vegetação. Entre janeiro e outubro, a empresa realizou inspeções com drones na Linha de Transmissão e na Subestação, com o objetivo de identificar e corrigir possíveis falhas na rede elétrica, efetuou quase 70 manutenções, cerca de 70 podas em árvores, mais de 380 lavagens nas cadeias das linhas de transmissão e duas lavagens na subestação, para remover a poluição salina, comum nas cidades litorâneas, que pode causar problemas em equipamentos e até mesmo desarmes na rede de distribuição de energia.
Sobre a Enel Distribuição Rio
A Enel Distribuição Rio atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia.

