Enel Rio dá dicas de segurança para proteger os pets de acidentes domésticos com eletricidade
A convivência com um animal de estimação é sempre motivo de alegria para as famílias. Mas a curiosidade dos animais domésticos, principalmente dos filhotes, deve ser motivo de atenção para os tutores. Para minimizar os riscos de contato dos animais domésticos com os pontos de energia elétrica nas residências, a Enel Rio dá algumas dicas para prevenir acidentes domésticos e dar mais segurança ao seu pet.
Fique atento aos detalhes
– Mantenha o seu pet afastado de áreas com aparelhos elétricos, tomadas ou cabos de energia. Como o animal não tem dimensão do perigo, o risco de choque por brincar em locais com fios, tomadas e cabos é maior;
– Nunca utilizar benjamim e extensões, pois como esses aparelhos sobrecarregam as tomadas, aumentando a chance de choques, curtos-circuitos e até incêndios.
– Mantenha a fiação da casa em perfeitas condições. Cabos e fios desgastados representam risco de choque;
– Não permita que os animais tenham contato com eletrodomésticos ligados à tomada;
– Mantenha os fios e cabos longe dos animais. Cães e gatos têm um contato maior com o chão e correm mais risco de choque.
– Nunca deixe eletrodomésticos ligados em locais com acúmulo de água. Se o animal estiver molhado e entrar em contato com esses equipamentos, o risco de acidente é grande.
– Se houver necessidade de usar equipamentos elétricos em áreas úmidas, certifique-se de que estejam devidamente protegidos e que o pet esteja longe do local.
– Caso o seu bichinho de estimação mastigue um fio ou um cabo, não toque nele e desligue imediatamente a fonte de energia.
– Em caso de acidente, e após afastar o animal de estimação do local de risco, o tutor deve levar o seu bichinho de estimação ao veterinário, mesmo que ele não apresente incômodos após o acidente. Também é aconselhável realizar um check-up completo no animal, já que, muitas vezes, as sequelas podem aparecer depois.
Casa equipada com segurança
– Fios devem ser sempre embutidos na parede. Não deixe expostos.
– Use protetores de tomada.
– Limite a área de circulação do pet na casa com grades ou cercados.
– Filhotes não devem ficar sozinhos em casa, principalmente se a casa tiver muitos fios expostos.
– Recolha cabos elétricos e guarde-os em local seguro e fora da visão e alcance do animal de estimação.
– Desligue todos os aparelhos quando não estiverem em uso.

