Encontros ABM 2026: Academia Brasileira de Música debate a composição contemporânea no Brasil
Série de encontros mensais reúne compositores, intérpretes e pesquisadores para discutir a criação, a escuta e a recepção da música contemporânea brasileira
RIO DE JANEIRO – A Academia Brasileira de Música (ABM) anuncia a temporada 2026 dos “Encontros ABM” com o tema “Pensar a Composição Brasileira Hoje”. Com coordenação de Rodrigo Cicchelli e comissão de programação composta por Liduino Pitombeira e Manoel Corrêa do Lago, a série propõe um mergulho nas “chaves” para compreender a música de concerto contemporânea, desde a tradição das partituras até as novas fronteiras da Inteligência Artificial.
Com transmissão no canal do YouTube da ABM, os encontros ocorrerão mensalmente de forma virtual, de março a novembro, promovendo o diálogo entre compositores, intérpretes e o musicólogos para desmistificar a produção musical atual. “A música contemporânea é frequentemente percebida como enigmática. Queremos oferecer os subsídios para que o ouvinte desenvolva uma escuta ativa, articulando fantasia, técnica e prática social”, afirma Cicchelli.
Destaques da Programação
A abertura, no dia 17 de março, celebra os 90 anos de Jocy de Oliveira e Raul do Valle, nomes expoentes da contemporaneidade musical brasileira. Ao longo do ano, os debates abordarão tópicos como: a teorização do compor, a cognição musical, a mediação do intérprete, estratégias de difusão, transformações introduzidas pelas tecnologias digitais, a composição “inter-mídias”, o experimentalismo da “arte sonora”, composição em tempos de IA e os modos atuais de escuta, crítica e circulação da música.
Encontros ABM 2026 – Pensar a Composição Brasileira Hoje
Periodicidade: Mensal (sempre às terças-feiras, conforme cronograma)
17/3, terça-feira, às 18h – Jocy de Oliveira e Raul do Valle – 90 anos
Link para assistir ao vivo no YOUTUBE:
https://www.youtube.com/live/Q4ekGUCyMB8?si=4rvz2x99xHJsxWWy
Mais informações: https://abmusica.org.br/

