16 de outubro de 2025
Baixada FluminenseMesquitaMunicípiosNotícias

Encontro de Mães e Gestantes foca no Outubro Rosa em Mesquita

 

Ação reuniu mulheres assistidas pelos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e teve parceria entre a Assistência Social e a Saúde do município

 

A Prefeitura de Mesquita promoveu nesta quarta-feira, dia 15, mais uma edição do Encontro de Mães e Gestantes, desta vez com foco no Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. A atividade aconteceu nos períodos da manhã e da tarde e reuniu mulheres assistidas pelos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. A ação teve a parceria entre a Subsecretaria Municipal de Assistência Social e a Secretaria Municipal de Saúde.

 

De acordo com Evelyn Oliveira, coordenadora do Departamento de Proteção Social Básica, o encontro une informação e acolhimento. “Em alusão à campanha Outubro Rosa, reforçamos a relevância do autocuidado e da prevenção como pilares fundamentais na saúde da mulher. Estamos desenvolvendo uma ação conjunta com a área da Saúde, com o objetivo de ampliar o acesso à informação, orientar e incentivar práticas de cuidado e prevenção”, destaca.

 

Durante a atividade, as participantes receberam orientações sobre o autoexame e a realização periódica da mamografia, além de informações sobre a nova portaria do Ministério da Saúde, publicada em setembro, que amplia a faixa etária de rastreamento. Agora, quem tem a partir dos 40 anos já pode receber indicação para realizar o exame preventivo pelo SUS. Para quem tem idades entre 50 e 74 anos, o acompanhamento deve ser realizado a cada dois anos.

 

A coordenadora da Linha de Cuidado em Saúde da Criança e do Adolescente na Atenção Primária à Saúde de Mesquita, Deusamar Souza, reforça que o cuidado deve acontecer durante todo o ano, e não apenas em outubro. “Temos 11 clínicas da família no município e atendimento especializado com mastologista. Quando a mulher passa pela Atenção Primária e há necessidade de um diagnóstico mais detalhado, ela é encaminhada para a rede secundária. O importante é que ela não deixe de buscar atendimento, porque o cuidado precisa ser constante”, ressalta.

 

Deusamar enfatiza ainda a importância do suporte emocional e social às mulheres diagnosticadas com a doença. “O câncer de mama impacta não só a saúde da mulher, mas também de toda a família. Por isso, o trabalho em equipe é essencial, com médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais atuando juntos para oferecer acolhimento e orientação. Cada caso é único e nosso papel é mostrar que é possível enfrentar e superar”, completa.

 

A ação foi encerrada com momentos de conversa e acolhimento entre as participantes, fortalecendo o vínculo comunitário e reforçando a importância do cuidado com a saúde física e emocional. Além desse encontro, Mesquita também realizará um Dia D em todas as clínicas de saúde, com atendimentos de preventivo e vacinação, no dia 18 de outubro.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *