7 de outubro de 2025
Baixada FluminenseItaguaíNotíciasNotícias 24hs

Empresa de Itaguaí é vencedora do Prêmio Firjan de Sustentabilidade 2025

 

Porto Sudeste recebeu premiação por projeto que promove o empoderamento feminino

 

A empresa Porto Sudeste é uma das 10 vencedoras do Prêmio Firjan de Sustentabilidade 2025. Com o projeto Mulheres Extraordinárias, a empresa, que é um dos principais empreendimentos logísticos do país, se destacou na 13ª edição da premiação, na categoria Estratégias para Engajamento e Promoção da Agenda 2030, que faz parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). A entrega da premiação foi realizada durante a segunda edição o Rio Construção Summit, o maior evento do setor de construção da América Latina.

“É muito gratificante ver o quanto empresas de várias regiões do estado, de todos os portes, estão cada vez mais voltadas em atuar de forma sustentável, aprimorando os processos industriais, impactando positivamente na vida dos colaboradores e da população de forma geral”, destacou o presidente da Firjan Nova Iguaçu e Região, Marcelo Kaiuca, que participou da entrega dos prêmios.

Instalada em Itaguaí, a Porto Sudeste mais uma vez teve sua atuação reconhecida pela premiação, que visa reconhecer as ações relevantes e bem-sucedidas de sustentabilidade das empresas. O projeto Mulheres Extraordinárias foi lançado em 2024, com foco na promoção do empoderamento feminino e facilitar a inserção de mulheres no mercado de trabalho. O objetivo é alcançado por meio de uma abordagem holística que integra saúde integral, criação de redes de apoio e desenvolvimento profissional, visando atender de maneira abrangente e eficiente às necessidades das participantes.

“O projeto é um convite à transformação. Ver essa iniciativa, feita por e para as mulheres, ser reconhecida pelo Prêmio Firjan de Sustentabilidade é um passo significativo na nossa luta por uma sociedade com oportunidades mais justas. Mostra que quando damos voz às mulheres, criamos conexões, geramos impactos e mudamos realidades. Esse prêmio é um sinal claro de que estamos no caminho certo: juntas, somos força, somos mudança, somos resultado”, destacou Carla Matos, gerente de Assuntos Corporativos e Responsabilidade Social.

Ano passado, a empresa foi premiada por iniciativa de Gestão de Resíduos do Porto Sudeste em 2023. Com o projeto Impacta ODS, a empresa trabalhou a educação ambiental com alunos de 62 instituições da rede pública de ensino. A ação resultou em um almanaque da Turma da Mônica, elaborado com temas relacionados aos ODS da ONU.  Além de conscientizar quanto a importância da preservação, o projeto ainda incentiva o hábito da leitura, usando personagens já comuns à realidade dos jovens para apresentar o tema.

13ª edição do Prêmio teve 82 projetos inscritos

Além da Porto Sudeste, as empresas Merck, Vast Infraestrutura, Reserva, SBM Offshore, Gás Verde – Biometano e Casa da Moeda do Brasil tiveram projetos contemplados, em que conciliaram atividades produtivas com proteção ambiental, equilíbrio econômico, boa governança e bem-estar social. Os 10 ganhadores receberam troféus produzidos pelo FabLab da Firjan SENAI Itaguaí, além de vouchers de serviços de tecnologia, inovação e responsabilidade social da Firjan SENAI SESI.

“A edição 2025 do prêmio foi um sucesso. Recebemos um número recorde de projetos, o que mostra a consolidação do Prêmio Firjan de Sustentabilidade como uma iniciativa valorizada pelo mercado e pelas empresas que querem dar visibilidade aos seus projetos e resultados em Sustentabilidade”, ressaltou Jorge Peron Mendes, gerente de Sustentabilidade da Firjan.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *