15 de outubro de 2025
NotíciasNotícias 24hsRio-Cidade

Embaixador da Coreia do Sul recebe título de Cidadão Carioca em pleno Samba do Trabalhador

Ao som de “Não deixe o samba morrer”, o embaixador sul-coreano Lim Ki-mo recebeu na noite desta segunda-feira (22) o título de Cidadão Carioca em pleno Samba do Trabalhador, tradicional evento no Andaraí, na Zona Norte do Rio. Apaixonado pela cultura carioca, Ki-mo viralizou nas redes sociais ao cantar em shows e rodas de samba.

“O samba me deu alegria e está noite me deu o título de cidadão carioca. Obrigado, samba. A partir de agora, cantarei samba e amarei o Rio de Janeiro até morrer. Por isso, não deixe o samba morrer”, festejou o embaixador para, em seguida, cantar o tradicional “Não deixe o samba morrer”, sucesso na voz de Alcione.

Lim Ki-mo, de 59 anos, revelou que o seu primeiro contato com a cultura brasileira ocorreu há mais 50 anos, ainda em sua cidade natal, a litorânea Busan. Ele contou que se lembra de escutar “Garota de Ipanema” nas rádios, assistir a jogos de futebol que aconteciam no Maracanã e beber suco de laranja da marca Tabom.

O embaixador acredita que um diplomata precisa ter um contato direto e o mais próximo possível com o povo do país em que atua. A música foi uma das formas que ele encontrou de fazer isso acontecer.

Lim Ki-mo se tornou conhecido pelo grande público no país após viralizar na internet cantando sucessos da música brasileira. A primeira vez foi em 2022, quando o diplomata foi filmado cantando “Evidências”, sucesso de Chitãozinho & Xororó, durante um jantar oferecido pela representação diplomática a membros da Associação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores da Área Internacional e Diplomática (Abrajinter) em Brasília;

Embaixador da Coreia do Sul recebe título de Cidadão Carioca — Foto: Jefferson Luz/Divulgação

De lá pra cá, Lim Ki-mo já foi sucesso nas redes sociais cantando “Cheia de Manias”, do Raça Negra, durante o K-Festival de cultura sul-coreana, em Brasília. Na Copa de 2022 também teve cantoria, o embaixador abriu as portas de sua casa na Asa Norte para recepcionar os amigos para a transmissão do jogo entre as Seleções Brasileira e Sul-Coreana na Copa do Mundo. Em dezembro de 2023, Lim Ki-mo foi recebido pelo prefeito Eduardo Paes no Palácio da Cidade, quando fizeram um dueto de “Cheia de Manias”. Lá, ele ainda foi apresentado para Tia Surica, baluarte da Portela.

Em abril deste ano, o embaixador viralizou novamente ao cantar no Samba do Trabalhador, uma tradicional roda de samba do Rio de Janeiro, comandada pelo cantor e compositor Moacyr Luz.

“Esse é o sul-coreano mais carioca de todos. Há 50 anos já ouvia ‘Garota de Ipanema” e se apaixonava pela música brasileira. Estou muito honrado de poder conceder este título para ele levar o Rio, o samba e a cultura carioca para todo o mundo”, destacou o presidente da Câmara, Carlo Caiado, que concedeu o título.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *