8 de dezembro de 2025
EsportesNotícias

Em último jogo do ano, Botafogo vence e rebaixa o Fortaleza no Brasileiro

Apesar do triunfo, o Glorioso não conseguiu a vaga direta na Libertadores; torcida agora é por Fluminense ou Cruzeiro, na Copa do Brasil

Para fechar o ano, o Botafogo venceu o Fortaleza por 4 a 2, neste domingo (7), no Nilton Santos, pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro. Apesar do resultado, o Glorioso não conseguiu a vaga na fase de grupos da Libertadores de 2026. Já o Leão do Pici acabou rebaixado para a Série B. Montoro, Arthur Cabral, Marçal e Mateo Ponte balançaram a rede pelo time carioca. Breno Lopes e Bareiro marcaram para os visitantes.

O Botafogo fechou a competição nacional na sexta posição, com 63 pontos. No entanto, ainda pode conquistar a classificação direta ao torneio continental. Para isso, precisa torcer para que Cruzeiro ou Fluminense levantem o troféu da Copa do Brasil. Assim, o G-5 vira G-6.

O jogo

Os primeiros minutos foram mornos, praticamente sem chances para ambos os lados. Aos 16, porém, Breno Lopes tratou de dar uma pitada de emoção para o confronto. Depois de um corte mal feito da zaga do Botafogo, Lucas Sasha levantou, Bareiro ganhou no alto e tocou para o atacante, que acertou um bonito chute para superar Raul e abrir o placar.

Desde então, o Glorioso tomou as rédeas do duelo e passou a controlar a posse de bola. Artur carimbou o travessão após cruzamento de Vitinho. Na sequência, Marlon Freitas achou Jordan Barrera, que fez o pivô para o volante bater na rede pelo lado de fora.

Já nos acréscimos, veio o empate do Alvinegro. Aos 49, Montoro aproveitou sobra na área e colocou no ângulo, sem chance alguma para Brenno.

A segunda etapa não poderia ter começado melhor para o Botafogo. Logo aos dois minutos, Vitinho fez grande jogada pela direita e levantou para Arthur Cabral que, de peixinho, marcou o da virada. O centroavante não balançava as redes desde o fim de agosto.
Pouco depois, em contra-ataque rápido, Jordan Barrera recebeu de Artur, deixou a marcação no chão e fez o terceiro. No entanto, na origem do lance, Lucas Gazal cabeceou e acertou o braço de Marçal. O árbitro foi chamado ao VAR, anulou o gol e assinalou pênalti para o Fortaleza. Na cobrança, Bareiro deixou tudo igual.
O Glorioso respondeu com Arthur Cabral e Artur, mas os dois erraram a meta. Cuiabano e Santi Rodríguez foram acionados para as vagas de Alex Telles e Artur. Mateo Ponte também entrou no lugar de Vitinho. Aos 38, Santi Rodríguez cobrou escanteio e Marçal, de cabeça, fez o terceiro. Newton e Kauan Toledo ainda substituíram Jordan Barrera e Montoro. No fim, Kauan Toledo arrancou pela esquerda e cruzou para Mateo Ponte estufar a rede e selar o rebaixamento do Leão do Pici.

Botafogo 4×2 Fortaleza

Data e hora: 07/12/2025, às 16h
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli (MG)
Gols: Breno Lopes, aos 16 min/1ºT (0-1); Montoro, aos 49 min/1ºT (1-1); Arthur Cabral, aos 2 min/2ºT (2-1); Bareiro, aos 11 min/2ºT (2-2); Marçal, aos 38 min/2ºT (3-2); Mateo Ponte, aos 49 min/2ºT (4-2).
Cartões amarelos: Barboza, no banco e Kauan Toledo (BOT); Mancuso, Bareiro, Rodrigo e Lucas Sasha (FOR).
Cartões vermelhos: –
BOTAFOGO (Técnico: Davide Ancelotti)
Raul; Vitinho (Mateo Ponte), Gabriel Silva, Marçal e Alex Telles (Cuiabano); Allan e Marlon Freitas; Jordan Barrera (Newton), Montoro (Kauan Toledo) e Artur (Santi Rodríguez); Arthur Cabral.
FORTALEZA (Técnico: Martín Palermo)
Brenno; Mancuso, Lucas Gazal, Gastón Ávila e Diogo Barbosa (Weverson); Pierre (Rodrigo), Lucas Sasha, Pochettino e Yago Pikachu (Matheus Rossetto); Bareiro (Deyverson) e Breno Lopes (Lucas Crispim).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *