Em parceria com o Governo do estado, prefeitura de Meriti faz vistoria em obra sobre o rio Sarapuí, no Jardim Noya
Já tendo evitado enchentes, comporta no afluente que corta o bairro aguarda a montagem das travas
Na manhã da última sexta-feira, 09/01, o secretário municipal de Resiliência Urbana, Proteção e Defesa Civil, Drigão, compareceu à Travessa Beira Rio, no Jardim Noya, para acompanhar os ajustes finais da obra do Programa Limpa Rio Margens, iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Ambiente e Sustentabilidade e em parceria com a Prefeitura de São João de Meriti. Já com os muros de contenção às margens do rio Sarapuí construído e uma praça sobre o leito semi pronta, o local só aguarda a liberação do governo para a instalação das travas das comportas, o que impedirá o transbordo do nível fluvial em caso de chuvas intensas.
O secretário Drigão reforçou que o trabalho de limpeza preventiva e conscientização da população acontecem o ano inteiro desde o início da atual gestão e uma nova rodada já iniciou noutros pontos da cidade junto ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Ele também comentou sobre a diferença que o empreendimento fará na rotina dos moradores e na mudança no aspecto visual da área.
“São quase 30 anos que este local estava abandonado e com essa obra importantíssima o município passa a ter uma tranquilidade com as chuvas fortes, pois a comporta vai travar. Antes, quando chovia, toda a água que vinha com intensidade do Sarapuí entrava para dentro do bairro. A comporta era quebrada, tinha uma cratera, onde agora estará a praça. Esse investimento do governo do estado entra para a história, como um marco aqui no bairro do Jardim Noya”, explicou o secretário
O prefeito Léo Vieira agradeceu a atuação do governo do Estado, junto ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e das secretárias na limpeza dos rios e canais da cidade, o que reduziu o risco de moradores perderem bens ao terem imóveis inundados.“O Inea e o governo do Estado nunca estiveram tão presente aqui (no município) quanto agora. Não há mais transtornos para o morador, que sofria com as chuvas, invadindo suas casas, perdendo tudo. Fizemos uma pesquisa e, com a limpeza dos rios, os moradores relataram uma qualidade de vida melhor”, destacou o prefeito.
Impacto positivo
O porteiro Eudes Laurindo Cardoso, 49 anos, ressaltou que já não acreditava mais que a região fosse receber melhorias e agradeceu o investimento. “Já está sendo um impacto positivo. Tanto que com as chuvas de setembro não houve inundação, antes isso aqui ficava cheio. Não acreditava mais que aqui fosse melhorar e de repente essas obras. Agradeço à prefeitura e a todos que estão trabalhando nisso”, relatou o morador.
Outra residente do local e morando próximo da futura praça, a doméstica Viviane Maia da Silva, 51 anos, se mostrou satisfeita com o trabalho que está acontecendo: “Nossa expectativa é de não ter mais enchentes. Estamos satisfeitos, 50% já melhorou bastante”, expôs Viviane.

