Em comemoração ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, Governo do Estado leva assistidos para o Bio Parque do Rio
Cerca de 15 pessoas, a maioria com algum tipo de deficiência, conheceram pela primeira vez o Bio Parque
Nem o calor intenso abalou a alegria de conhecer, pela primeira vez, o Bio Parque do Rio. Entre uma curiosidade e selfies, os 15 assistidos pela Superintendência de Políticas para Pessoas com Deficiência, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, realizaram todo o tour. Mesmo com as limitações, o grupo conheceu os animais e até interagiram com eles.
Esse foi o caso do jovem Dimitri Leite, de apenas 6 anos. Por conta do espectro autista, ele ficou com medo do leão, mas se apaixonou pelas aves.
-Ele adora animais, principalmente as aves. Ele tem bastante curiosidade, ficou todo emocionado quando eu disse que viríamos pra cá hoje. Ele pergunta tudo, é muito curioso – disse Luciene Leite, mãe do pequeno Dimitri.
Não só as crianças se divertiram, mas os adultos também. O campeão mundial de Parajiu Jitsu, Luciano Dantas, de 51 anos, ficou todo feliz de conhecer o Bio Parque pela primeira vez. Ele e a esposa, a superintendente Jocielene Tavares, são cadeirantes, e gostaram da acessibilidade presente em todo o trajeto.
– Aqui tem espaço para andar de cadeira de rodas, achei muito acessível. Pretendo vir outras vezes, porque gosto da natureza e dos animais – disse Luciano.
Não é a primeira vez que o grupo realiza passeios ao ar livre. No dia 21 de setembro, Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, outros assistidos puderam conhecer o Parque Bondinho Pão de Açúcar.
– Queremos realizar mais ações como essas, para integrar as pessoas com variados tipos de deficiência na sociedade. É uma luta diária, que vamos enfrentamento com muita dedicação – destacou a superintendente de Políticas para Pessoas com Deficiência, Jocilene Tavares.
Apesar do passeio ser em alusão ao dia 3 de dezembro, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, ele faz parte do projeto Cultura do Pertencimento, criado junho de 2023 pela Secretaria. Com ele, pessoas em situação de vulnerabilidade social conseguem acesso à lugares culturais, como museus, teatros, e pontos turísticos. Mais de 20 ações já foram desenvolvidas pelo Projeto, com a pretensão de expandir muito mais em 2024.