Em celebração ao Dia do Metroviário, o MetrôRio conta as histórias de profissionais que são motivados por mover o Rio
Neste sábado (26/10), celebramos o Dia do Metroviário, uma data especial que homenageia a dedicação e o comprometimento dos colaboradores da área, em especial do MetrôRio. São esses profissionais que, dia a dia, desempenham um papel fundamental na operação do sistema metroviário, nas atividades operacionais e que estão sempre prontos para transportar os cariocas com segurança e confiabilidade aos seus destinos. São eles também que atendem às demandas diárias dos passageiros nas situações corriqueiras nas estações, como atendimento ao cliente, condução de pessoas com deficiência e primeiros socorros.
Atualmente, a concessionária conta com mais de 2 mil colaboradores divididos nas áreas administrativas, de manutenção, de atendimento e operação. Um desses profissionais é Alessandro de Carvalho Pereira, de 44 anos. Colaborador da concessionária há 19 anos, o coordenador do Tráfego Operacional do MetrôRio já ocupou diversos cargos na empresa, como bilheteria e operação. Ao longo dos anos, ele conquistou espaço e novas posições na área da Gerência de Operações.
“Ser metroviário realmente representa uma dedicação e um amor pelo que fazemos. O metrô é mais do que um meio de transporte: é um propósito diário transportar milhões de pessoas aos seus destinos com segurança e pontualidade. Agradeço por fazer parte desse time e por contribuir para o metrô continuar sendo um pilar essencial da mobilidade urbana. É gratificante saber que nosso trabalho faz a diferença na vida das pessoas. Ser metroviário é, sem dúvida, uma paixão que se renova a cada dia”, afirmou Pereira.
A coordenadora de Serviço ao Cliente no MetrôRio, Juraciara Passeri, de 52 anos, também celebra a data para destacar a importância da profissão no cotidiano dos cariocas. Atualmente, Juraciara é responsável pela gestão e planejamento das rotinas operacionais das estações na Linha 2 do metrô. Com uma equipe de 250 profissionais, a profissional cuida de cada detalhe para oferecer qualidade e segurança e deixar tudo pronto aos clientes que utilizam o metrô diariamente.
“Coleciono diversos momentos no MetrôRio. Entre as lembranças mais marcantes estão a admissão, quando fui muito bem recebida na empresa, e as operações especiais realizadas pela concessionária nos grandes eventos da cidade. Todos esses momentos vivencio profissionalmente com muita emoção, dedicação e aprendizado, reforçando meu crescimento como pessoa e como líder de uma grande empresa”, afirma.
A trajetória da coordenadora da linha 2, uma das pioneiras a assumir uma função de liderança no MetrôRio, serviu como exemplo para Ana Maria de Brito Lima se tornar a primeira mulher a ocupar o cargo de controladora de tráfego do MetrôRio. A profissional cuida do sistema que garante a segurança da circulação de trens. Para Ana Maria, este tem sido o maior desafio da sua carreira como metroviária. “Estamos na linha de frente, ou seja, no coração do sistema metroviário. Nosso trabalho é um dos mais vitais na operação e uma das coisas que mais me motiva é saber que estamos contribuindo diretamente na vida das pessoas, garantindo a segurança e também a previsibilidade para que todos cheguem aos seus compromissos. Não tem nada mais motivador do que isso”, conta.