Educação de Rio das Ostras inicia 3º ciclo de aplicação da prova CAEd
Avaliação sistêmica analisa, de forma contínua, o nível de aprendizagem dos alunos
O Núcleo de Gestão Pedagógica (Nugepe), da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer de Rio das Ostras, deu início ao terceiro ciclo de aplicação da prova CAEd. A avaliação sistêmica analisa, de forma contínua, o nível de aprendizagem dos alunos da Rede Municipal de Ensino. As provas serão aplicadas aos estudantes do 1º ao 5º ano até o mês de outubro. Nesta primeira semana, cerca de 1797 alunos do 1°ano irão realizar a prova.
A prova do Centro de Avaliação da Educação Básica (CAEd), do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), é utilizada para guiar as metodologias de ensino e orientar intervenções pedagógicas, assegurando que as metas de aprendizagem sejam atingidas em cada etapa escolar.
As avaliações ocorrem em três ciclos anuais, com foco nas habilidades de compreensão leitora e resolução de problemas, por meio de testes de Língua Portuguesa e Matemática. Confira o cronograma:
1º ano – dias 16, 17 e 18 de setembro
2º ano – 7 e 8 de outubro
3º ano – 25 e 30 de setembro
5º ano – 23 de setembro
4º ano – 1º e 2 de outubro
A Secretaria de Educação ressalta a importância do engajamento dos alunos, pais, responsáveis e equipes escolares na realização da prova. É essencial que os alunos compareçam no dia da avaliação e realizem o exame com dedicação, garantindo o planejamento pedagógico e a identificação dos desafios do ensino.
PROVA CAEd – A avaliação do CAEd monitora o desenvolvimento dos alunos do Ensino Fundamental, especialmente nos anos iniciais. O objetivo é oferecer um retrato do desempenho dos estudantes.
Com os resultados obtidos, serão promovidas adaptações das práticas pedagógicas e projetos de recomposição da aprendizagem, fortalecendo a qualidade do ensino no Município com a implementação de estratégias eficazes.