12 de dezembro de 2025
Baixada FluminenseMunicípiosNotíciasSão João de Meriti

Educação de Meriti realiza Seminário “Meriti Alfabetizada” 

Evento destacou apresentações de alunos, boas práticas pedagógicas e palestras voltadas à alfabetização

A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de São João de Meriti realizou nesta quinta-feira (11-12) o seminário “Meriti Alfabetizada: práticas de alfabetização que fazem sentido”, na Igreja Batista Nova Filadélfia, em Vilar dos Teles. O encontro integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e reuniu professores do 1º ao 5º ano para apresentação de experiências bem-sucedidas das escolas da rede.

 

A programação foi aberta com apresentações de alunos. Pela manhã, crianças do 3º ano da Escola Municipal Manoel Gonçalves apresentaram uma performance musical baseada no livro Macaquinho, de Ronaldo Simões Coelho. À tarde, estudantes da Escola Municipal Unidade Integrada do 1º Grau formaram um coral com a música O meu cabelo é bem bonito, do projeto Música Popular Brasileira Infantil Antirracista.

 

O seminário contou ainda com duas palestras. No turno da manhã, a professora mestre Glacione Arruda abordou o tema “A literatura infantil como eixo do trabalho pedagógico nos anos iniciais do ensino fundamental”. À tarde, a professora mestre Lilian Morgana apresentou “A leitura e a escrita: fios condutores na articulação entre a educação infantil e o ciclo de alfabetização”.

 

A secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Eneila Lucas, reforçou o compromisso da educação municipal com a alfabetização. “Nosso foco é apoiar professores, formadores e todos os profissionais envolvidos para garantir que cada criança avance na leitura e na escrita. Valorizamos quem está na ponta e celebramos resultados que mostram que estamos no caminho certo”, afirmou Eneila.

 

A palestrante Glacione Arruda também comentou sobre a cooperação entre os profissionais da rede.“Estamos todos juntos para construir uma educação de qualidade e que leve todos os nossos jovens a atingirem o seu potencial máximo. Esse é o nosso objetivo”, pontuou a mestre.

 

As professoras formadoras também contribuíram com o debate sobre metodologias e avanços da rede. Monique Mauler, professora formadora do 4º ano, comentou. “Foi especial estar no seminário, trocando experiências e ideias que irão ajudar a melhorar nossa educação”. Maria Alice, professora do 3º ano, completou: “Estamos aqui para trazer, cada vez mais, o protagonismo para nossos alunos”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *