8 de dezembro de 2025
Baixada FluminenseMunicípiosNotíciasSão João de Meriti

Educação de Meriti ganha prêmio Magda Soares

Projeto da professora Letícia Graciano com a turma 51B foi o ganhador da categoria “Recomposição de Aprendizagens”

São João de Meriti alcançou destaque na etapa final do Prêmio Magda Soares, promovido pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ). O Complexo Educacional da Vila São João, representado pelo projeto da professora Letícia Graciano, foi o vencedor na categoria “Recomposição de Aprendizagens”.

O projeto apresentado, chamado “Percurso literário: conhecendo Eva Furnari, Daniel Munduruku e Sônia Rosa”, foi aplicado ao longo do ano na turma 51B. A proposta utiliza atividades práticas para fortalecer o hábito da leitura e o desenvolvimento da escrita, como a produção de tintas naturais com urucum, elaboração de cartazes coletivos, leitura individual e em grupo e a criação de um clube do livro. A iniciativa já resultou em mais de 30 obras lidas pelos alunos.

 

A professora Letícia comentou a experiência e o envolvimento dos estudantes ao longo do percurso literário. “Esse prêmio mostra o reconhecimento pela minha prática pedagógica, por tudo o que acredito e por tudo aquilo que desempenhei durante o ano. A turma é reflexo do professor e o professor é reflexo da turma. Só pude desempenhar o trabalho porque tive uma turma que me abraçou e andou junto comigo”.

 

A secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Eneila Lucas, comemorou o resultado e destacou o impacto nos jovens. “Esse reconhecimento mostra a capacidade da nossa rede de inovar e transformar o aprendizado dos alunos. Projetos como o desenvolvido pela professora Letícia fortalecem toda a comunidade escolar e elevam o nível da educação de Meriti”, destacou Eneila.

 

Os alunos também falaram sobre a mudança no interesse pela leitura e no desenvolvimento das atividades. “Aprendemos muito com as atividades e os livros que ela nos trouxe, e também gostamos muito de fazer as pinturas que estão espalhadas pela sala”, relatou Maysa Lima. Pedro Henrique completou: “Um dos livros que mais gostei foi “Os problemas da família Gorgonzola”, que tem questões matemáticas e me ajudou a gostar de matemática e português”.

 

O prêmio Magda Soares reconhece práticas pedagógicas inovadoras voltadas à alfabetização, recomposição de aprendizagens e estímulo à leitura. A iniciativa valoriza trabalhos que apresentam resultados consistentes e que contribuam para o avanço da educação em todo o estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *