25 de agosto de 2025
Campos dos GoytacazesDESTAQUEMunicípiosNorte FluminenseNotícias

Educação de Campos faz segunda convocação de cuidadores para rede municipal

Os convocados devem ficar atentos ao calendário de apresentação, que acontecerá nesta terça (26) e quarta (27), às 9h, na Diretoria de Gestão de Pessoas da Seduct

A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) realizou a segunda convocação de 30 cuidadores do Processo Seletivo Simplificado — edital 7/2025 — para atuarem na rede municipal de ensino. A convocação está no Diário Oficial do município desta segunda-feira (25) e no Portal do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE) (AQUI).
Os convocados devem ficar atentos ao calendário de apresentação, que acontecerá nesta terça (26) e quarta (27), às 9h, na Diretoria de Gestão de Pessoas da Seduct, conforme cronograma publicado na portaria, por região educacional, como informou a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Tânia Alberto.
“Eles serão encaminhados à realização de exame médico admissional, com o objetivo de cumprir etapa que antecede a assinatura de contrato de trabalho e a ocupação de vagas temporárias nas unidades”, disse Tânia.
A medida visa ao cumprimento da Política Municipal de Atendimento à Educação Especial Inclusiva. A validade do processo é de 12 meses, podendo ser prorrogada por mais 12 meses.
A lei nº 9.145, de 5 de maio de 2022, que institui a Política Municipal de Atendimento para Educação Especial Inclusiva em Campos, foi sancionada pelo prefeito Wladimir Garotinho com o objetivo de assegurar o acesso, a permanência, a participação plena e a aprendizagem de bebês, crianças, adolescentes, jovens e adultos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento (TGD) e altas habilidades ou superdotação nas unidades escolares da rede municipal. Por meio dela, foi possível a realização desse processo seletivo para cuidadores e também para mediadores.
O papel do cuidador é oferecer suporte aos educandos, público-alvo da Educação Especial Inclusiva, que não tenham autonomia para as atividades de alimentação, higiene e locomoção; acompanhar e auxiliar o aluno nas atividades rotineiras, cuidando para que ele tenha suas necessidades básicas (fisiológicas, higiene e afetivas) satisfeitas, sempre que necessário.
Ele deve atuar como elo entre o aluno, a família e a equipe escolar; comunicar a equipe da unidade educacional sobre quaisquer alterações de comportamento do aluno; acompanhar o aluno na hora do intervalo e no seu embarque e desembarque do transporte; cumprir os dias letivos e horas-aula estabelecidos; pesquisar, selecionar e estudar assuntos específicos de sua área de trabalho, executar, na ausência do(s) estudante(s), outras tarefas solicitadas pela equipe de Gestão Escolar, compatíveis com a natureza da função.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *