18 de dezembro de 2025
NotíciasNotícias 24hs

Educação ambiental alcança mais de 28 mil estudantes do interior

Projeto Saúde Nota 10 passou por mais de 200 escolas públicas em quatro anos

Com ações voltadas à conscientização sobre cidadania, meio ambiente, água e saneamento, um projeto de educação ambiental vem ampliando o acesso de crianças e adolescentes a conteúdos essenciais para a formação de cidadãos mais conscientes. Ao longo de quatro anos, mais de 28 mil estudantes participaram de atividades educativas, como jogos e peças teatrais, desenvolvidas em mais de 200 escolas públicas do interior do estado.

Chamado Saúde Nota 10, o projeto é promovido pela Águas do Rio, concessionária responsável pelos serviços de saneamento básico nessas 12 cidades, e tem como foco aproximar professores e alunos de temas ligados à preservação ambiental e à qualidade de vida.

A iniciativa percorreu municípios como Aperibé, Cachoeiras de Macacu, Cambuci, Cantagalo, Barra de São João (distrito de Casimiro de Abreu), Cordeiro, Duas Barras, Itaocara, Miracema, Rio Bonito, São Francisco de Itabapoana e São Sebastião do Alto, levando informações sobre o uso responsável da água e a importância do tratamento do esgoto.

Em 2025, a novidade foi a criação de mascote, o Azulino, que se tornou personagem do gibi Azulino e a turminha Águas do Rio. A revistinha conta as aventuras de um peixe voador muito curioso, uma tartaruga e uma gotinha mágica, que desbravam o caminho da água até as casas.

Segundo a gerente de Responsabilidade Social, Tâmara Motta, a ideia do gibi surgiu como uma forma lúdica e acessível de aproximar as crianças dos temas ligados ao saneamento e à preservação ambiental.

“O material foi pensado para dialogar diretamente com o universo infantil, despertando a curiosidade e reforçando, de maneira leve e divertida, a importância do cuidado com a água e com o meio ambiente”, explicou.

Encerrando as atividades deste ano, cerca de 120 estudantes das escolas municipais Professora Maria Lydia Coutinho e Júlio Romero Cordeiro, em Rio Bonito, receberam o gibi educativo, que promete ensinar e divertir a criançada.

Para a diretora da Escola Maria Lydia, Lenita Carvalho, o projeto contribui de forma significativa para o aprendizado dos alunos, por meio de uma linguagem clara e acessível.

“Nossos estudantes gostaram muito, participaram de forma ativa e atenta, demonstrando muito interesse. Foi um momento muito divertido”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *