12 de dezembro de 2025
NotíciasNotícias 24hs

É normal ter dificuldade para enxergar em ambientes escuros ou muito claros?

Quando passamos de um ambiente claro para outro mais escuro, é normal os olhos levarem algum tempo para se adaptar. É preciso que as pupilas se dilatem para permitir a entrada de mais luz, enquanto a visão colorida e a nitidez diminuem. No entanto, é importante investigar quando a dificuldade para enxergar se torna significativa, pois há um grande risco de algo estar errado.
O Dr. Marcelo Tanabe, médico oftalmologista do H.Olhos, Hospital de Olhos da Rede Vision One, explica que “a nictalopia, também conhecida como cegueira noturna, pode ser um sintoma de problema ocular. As mais comuns são as doenças retinianas, entre elas a retinopatia diabética, complicação grave do diabetes que danifica os vasos sanguíneos da retina, ou uma distrofia, como a retinose pigmentar, doença hereditária rara considerada a principal causa de cegueira genética”.
De acordo com o médico, “se ao contrário, a pessoa passar a sentir uma sensibilidade exagerada à luz, que antes não existia, o sintoma pode estar associado a alguma patologia na córnea, membrana transparente que recobre a parte frontal do olho. Pode ter ocorrido uma inflamação, as chamadas ceratites, ou uma ferida, a úlcera de córnea, que geralmente vêm acompanhadas de dor intensa, lacrimejamento, visão turva e embaçada. São condições emergenciais, que exigem tratamento rápido para evitar que provoquem a perda da visão”.
“Os sintomas oculares nunca devem ser negligenciados. Um embaçamento visual pode indicar a presença de catarata, enquanto a dor ocular pode ser desde uma simples alteração na graduação dos óculos a uma crise de glaucoma agudo, que é uma emergência médica. Para prevenir essas doenças é fundamental agendar consultas oftalmológicas regularmente e adotar um estilo de vida saudável”, alerta o Dr. Tanabe.
Outro cuidado importante é evitar o uso excessivo de telas, pois pode resultar em olho seco ou fadiga ocular. Algumas medidas recomendadas são utilizar colírios lubrificantes e realizar pausas a cada 20 minutos, para descansar a visão. Durante este período, a recomendação é olhar para um ponto que esteja a cerca de seis metros de distância, por pelo menos 20 segundos. Vale lembrar que tablet, computador ou celular só devem ser utilizados por crianças com supervisão e por um tempo definido, sendo que o acesso deve ser evitado durante as refeições e perto do horário de dormir, para garantir uma boa noite de sono.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *