11 de setembro de 2025
NotíciasNotícias 24hs

Dupla levou menos de 10 minutos para saltar do Cristo sem autorização, diz concessionária

Os dois paraquedistas que saltaram sem autorização do Cristo Redentor, na manhã desta quarta-feira (10), levaram menos de 10 minutos para concretizar o pulo. A informação foi divulgada pela concessionária Trem do Corcovado, responsável pela segurança do santuário.

Segundo a empresa, os homens escalaram a pedra e, com uma escada retrátil, acessaram o monumento. A concessionária informou que os seguranças realizam ronda a cada 30 minutos e que a dupla demorou nove minutos para a ação. Os suspeitos ainda arrombaram o portão que dá acesso ao interior da estátua.

De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), gestor da área do Alto Corcovado, que inclui o platô onde está localizado o monumento, um contrato firmado com a concessionária, em 2012, determina que a empresa disponibilize seguranças no local. No momento do ocorrido, havia três funcionários trabalhando.
O ICMBio esclareceu que irá colaborar para ajudar a identificar os autores e que avaliará necessidades de melhorias operacionais.

Policiamento

Nesta quarta-feira (10), policiais civis estiveram no ponto turístico realizando diligências. O caso é apurado pela 7ª DP (Santa Teresa), que já solicitou imagens de câmeras de segurança do Santuário para auxiliar na identificação dos paraquedistas. O salto é considerado crime contra o patrimônio cultural.
Sobre o policiamento, a Polícia Militar informou que Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur) atua nas imediações e nos acessos ao monumento. Na parte de dentro do santuário, o trabalho é feito por equipes das Operações Presente.

A corporação informou que segue à disposição para apoiar necessidades solicitadas pelos órgãos municipais fiscalizadores em suas respectivas atribuições e que os agentes são instruídos a priorizar a conscientização e o diálogo no contato com os cidadãos.

Já a Secretaria de Estado de Governo (Segov), responsável pela Operação Segurança Presente, destacou que as equipes atuam no Santuário do Cristo Redentor entre 8h e 20h, num policiamento de proximidade para garantir a segurança dos visitantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *