Drones vão aumentar a proteção no final de ano em Mesquita
Iniciativa “Operação Natal Seguro” retorna em 2025 para patrulhar centros comerciais locais nos dias e horários de maior movimentação
Neste mês, Mesquita recebe um reforço na proteção a partir do monitoramento aéreo. Drones serão usados com ainda mais frequência em prol da “Operação Natal Seguro”, iniciativa que promete aumentar a sensação de segurança durante os preparativos para as festividades do final do ano. Nos dias e horários de maior movimentação, os agentes realizarão sobrevoos para patrulhar os centros comerciais locais.
Iniciado no ano passado, o projeto retorna para colaborar com o trabalho de vigilância dos agentes da Guarda Civil Municipal, do 20º BPM e dos policiais do programa Operação Segurança Presente. “Além do deslocamento rápido e dinâmico no caso de necessidade, o drone possui uma câmera de vídeo acoplada, que nos permite captar imagens mesmo à distância. Com isso, podemos registrar os ocorridos e acionar a central da nossa Guarda Civil e os plantonistas do CCO para averiguar os dados e, se for o caso, enviar agentes para o local. É ainda uma maneira de facilitar e agilizar a comunicação, garantindo respostas ainda mais rápidas”, ressalta o diretor de Inteligência da Guarda Civil Municipal, Kleildo Nascimento.
Além dos drones, a Guarda Civil Municipal aposta em estratégias específicas para alcançar diferentes regiões do território mesquitense. O projeto se junta a atuações como as operações integradas, o Policiamento Ostensivo Geral (POG), o “Bom Dia, Mesquitense” e o “Ciclo Patrulha” para garantir que todos os moradores tenham o direito de ir e vir com segurança. “Nesta época, muitas pessoas costumam sair para fazer as compras de Natal e Ano Novo, o que aumenta o movimento nas ruas. É importante que nos atentemos a isso para que tudo ocorra bem e, assim, evitemos a prática de delitos na nossa cidade”, pontua a subsecretária municipal de Segurança, Ordem Pública e Cidadania e coordenadora-geral do CCO, Renata Paranhos.

