Domingo terá ‘II Piquenique Literário Cultural’ na Imbetiba
Para a criançada e toda a família, vai acontecer no domingo (24), a partir das 15h, no anfiteatro da Praia da Imbetiba, o ‘II Piquenique Literário Cultural’. O evento gratuito, organizado pela Editora Magia da Infância, é apoiado pela Secretaria de Cultura de Macaé. Haverá contação de histórias com música, área particular de recreação infantil e feira de artesanato. A presença de membros da Academia Macaense de Letras está confirmada.
No ‘II Piquenique Literário Cultural’, serão contadas histórias do folclore nacional em comemoração ao Dia Nacional do Folclore, celebrado na próxima sexta-feira, 22 de agosto. Além de contos de diversas regiões do país, as lendas macaenses estarão no repertório. Os organizadores sugerem que o público leve para o anfiteatro canga ou cadeira de praia e um lanche para partilhar. Também é recomendado que crianças com sensibilidade auditiva usem abafadores de ruídos para a garantia de uma experiência mais confortável. O evento terá ainda exposição e venda de livros infantis e área particular para recreação infantil.
Participarão do evento, a fundadora da Editora Magia da Infância, professora e contadora de histórias, Nathália Andraus, e as professoras e contadoras de histórias integrantes do Grupo Historiarte, Margarida Barcelos e Fabiana Salgado, que é mediadora de leitura no Ciep M. Professor Darcy Ribeiro, no bairro Nova Holanda. Também farão parte, a professora, escritora do grupo Prata da Casa, contadora de histórias, poeta premiada e associada à Academia Macaense de Letras, Mariúcha Corrêa; a professora, contadora de histórias, mediadora de leitura e biblioterapeuta, Graziella Mélis, e o professor, ator, dançarino e músico, André Nunes.
Nathália Andraus, também integrante da Academia Macaense de Letras, é organizadora do evento. Ela destaca que a música será um dos ingredientes para encantar crianças e adultos em viagens literárias. “A intenção do evento é incentivar a curiosidade e o gosto pela leitura. Quando ouvimos histórias, somos arrebatados pela emoção, capazes de nos transportar para dentro delas e imaginar outros cenários de fantasia e mistério, mundos onde tudo é possível. Ouvir histórias é o primeiro passo para encantar e fazer com que as crianças queiram ler”, disse a escritora que completa:
“Após as contações de histórias, o público será convidado para participar do piquenique colaborativo, para partilhamos sorrisos, ideias e comidinhas gostosas. O primeiro piquenique foi em abril, em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil, também no anfiteatro da Praia da Imbetiba. Foi uma grata surpresa ver a quantidade de gente que foi participar, olhinhos brilhando e as crianças atentas a cada palavra. Os sustos e as gargalhadas são coisas que ficam na nossa memória. Em um mundo com rotinas tão corridas, uma pausa para um momento de histórias e partilhas é um presente”.