Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo é destacado na Câmara de Duque de Caxias

 

O tema foi fortemente abordado pelos vereadores que também apresentaram demandas diversas

A Câmara Municipal de Duque de Caxias realizou mais uma Sessão Plenária nesta terça-feira (02). Os parlamentares levaram questões diversas ao debate, em suas manifestações, e o Dia Mundial de Conscientização do Autismo protagonizou as principais falas. Indicações, Projetos de Lei e depoimentos pessoais deram norte aos discursos.

Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

Criada em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data para a conscientização mundial sobre o autismo, 02 de abril, foi o primeiro assunto a ser abordado. Michel Vila Nova (PSDB), primeiro parlamentar a se manifestar, falou das Indicações e Projetos de sua autoria voltados para a causa e alertou a sociedade sobre a importância da inclusão.

Focado no objetivo do dia, que é conscientizar para reduzir o preconceito que cerca os familiares e as pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), Michel destacou que a criação de políticas públicas que promovam a inclusão é fundamental. Nesse aspecto, segundo ele, sociedade civil e autoridades de todas as esferas devem caminhar juntos, “devemos garantir-lhes não apenas os seus direitos fundamentais, mas também oportunidades de desenvolvimento pleno na sociedade.”

A promoção da inclusão e condições dignas de desenvolvimento das pessoas com espectro autista também estiveram nas falas dos vereadores Claudio Thomaz (União Brasil) e Delza de Oliveira. Os dois também subiram a tribuna para tratar do assunto, mediante as Indicações e Projetos apresentados na Casa que contemplem os familiares e os cidadãos com TEA.

Claudio Thomaz exaltou o trabalho do CER IV do município, “quero agradecer, mais uma vez, a diretora Daniele que realiza um excelente trabalho no comando do CER IV. Os munícipes são atendidos lá com muito compromisso, dedicação e profissionalismo.” Sensibilizado com o tema, Claudio ainda agradeceu os colegas pelo empenho em apresentar Projetos que contemplem a causa, “aqui na Câmara nós temos vereadores empenhados pela causa, como o Michel, Leide, Vereadora Delza…Eu quero agradecer, do fundo do meu coração, a todos os parlamentares que lutam pela causa do autismo”.

Delza de Oliveira também endossou o debate através da sua manifestação. A parlamentar destacou um Projeto de Lei da sua autoria que solicita a identificação das pessoas com TEA através de uma fita, que visa facilitar a compreensão social, caso a criança ou pessoa com TEA apresente crises. Além disso, a vereadora destacou o cuidado com as mães e as famílias que lidam com o autismo diariamente, “eu ainda pretendo apresentar mais projetos para ajudar essas famílias. Sei da luta das mães com os seus filhos que possuem o transtorno e nós, vereadores, precisamos dar mais amparado a essas famílias.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *