Dia do Leitor: MetrôRio promove troca-troca de livros na estante literária da estação Central do Brasil
Funcionários da concessionária participam de ação e trocam livros com passageiros
No Dia do Leitor, celebrado nesta quarta-feira (7/01), funcionários do MetrôRio participam da ação “Livro vai, livro vem” na estação Central do Brasil/Centro, com o objetivo de incentivar a leitura e estimular o gosto pelos livros entre os passageiros do sistema. Desde o final do ano passado, a concessionária mantém o projeto literário em quatro estações do metrô.
Uma das colaboradoras do MetrôRio, Zuleida Paula dos Santos Costa, de 50 anos, supervisora da Estação Central do Brasil, participou da ação levando um livro que já tinha finalizado para trocar por uma nova leitura.
“É muito importante ampliar e democratizar o acesso à leitura. Na estação Central, temos uma variedade de livros para trocar e compartilhar com os nossos passageiros que podem aproveitar o deslocamento no metrô para colocar a leitura em dia. Eu já garanti o meu livro que é o meu entretenimento no trajeto de metrô para casa”, disse Zuleida.
Com o slogan “Entre embarques e chegadas, as histórias também se movem”, a iniciativa é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro e integra o programa Rio Capital Mundial do Livro. O projeto convida os clientes a trazerem uma obra literária e escolherem outra para levar para casa, estimulando o compartilhamento de histórias.
As estantes estão disponíveis nas estações Central/Centro, Saens Peña/Tijuca e General Osório/Ipanema de segunda a sábado, das 5h à meia-noite; e aos domingos e feriados, das 7h às 23h, mesmo horário de funcionamento do MetrôRio. Na estação Pavuna, a estante estará localizada no acesso B (Rua Mercúrio), funcionando de segunda a sábado, das 5h às 12h, e aos domingos e feriados, das 7h às 12h.

