Dia D: Detran RJ oferece aulas gratuitas de direção para o público PCD
O Detran RJ realizou, nesta segunda-feira (8/9), a terceira edição deste ano do Dia D, data destinada à inscrição do programa “Cidadania Sobre Rodas”, que oferece aulas gratuitas de direção para quem necessita de carro adaptado. O público PCD também teve atendimento prioritário em diversas unidades de atendimento.
No Posto Detran Acessível – PCD, no Centro do Rio, uma das unidades onde as pessoas com deficiência puderam se inscrever no Cidadania Sobre Rodas, aconteceu o curso “Oficina sob Medida”, cujo conteúdo inclui noções básicas sobre o funcionamento das partes mecânica e elétrica do veículo. Ao final do curso, os participantes receberam um certificado de conclusão.
Na mesma unidade, a Casa da Inclusão ofereceu vagas de trabalho, enquanto a Fundação Leão XIII cadastrou os usuários para retirada de benefícios e isenção de taxas. Além disso, integrantes da Subsecretaria de Políticas Inclusivas explicaram a importância do Censo Inclusão RJ, um programa do governo do Estado que visa identificar e mapear pessoas com deficiência. O Censo vai orientar o planejamento e direcionamento das políticas públicas para PCDs.
O presidente do Detran RJ, Vinicius Farah, ressaltou a importância inclusiva do programa.
“O Dia D foi criado para garantir cidadania e inclusão. Além do atendimento preferencial, oferecemos às pessoas com deficiência a chance de participar do programa Cidadania Sobre Rodas, que disponibiliza gratuitamente aulas teóricas e práticas de direção. Todo o processo de habilitação pode ser feito no Posto Detran Acessível, estruturado especialmente para atender às necessidades do público PCD.”
O cadeirante Leonardo Nunes, de 42 anos, veio ao Posto Detran Acessível com sua esposa, Natália Sampaio, se inscrever no programa Cidadania Sobre Rodas. O rapaz, que se acidentou há cerca de três anos, decidiu tirar a CNH para ter mais autonomia.
“Não vejo a hora de estar habilitado para fazer o que quiser. Fico muito em casa, mas pretendo mudar minha rotina. Temos um carro automático que vou adaptá-lo. Estou muito feliz por ter me inscrito no programa. Agora é esperar o exame médico para iniciar as aulas”.
Sua esposa Natália, que buscou informações sobre o programa, estava radiante.
“Muito legal esse espaço adaptado para as necessidades dos PCDs. Estou impactada, de verdade,” disse.
A manicure Maria Gabriela Baruki, de 27 anos, que também é cadeirante, ficou sabendo pelo Instagram do Detran RJ que haveria um dia destinado à inscrição do Cidadania Sobre Rodas.
“Soube do programa um pouco depois do último Dia D. Esperei abrir novamente as inscrições para ingressar no programa. Preciso dirigir para levar meu filho no colégio e em outros lugares. Estou sendo muito bem atendida. Farei as aulas práticas e teóricas aqui mesmo no Posto Detran Acessível”, disse a moradora de Piedade.
Nas unidades de Identificação Civil do Detran RJ, o público PCD teve a possibilidade de emitir a carteira de identidade com indicação de deficiência e o Cartão da Pessoa com Deficiência, documento que complementa a identidade especial. No documento, podem ser incluídos até quatro dos cinco símbolos de deficiência: visual, mental (ou intelectual), física, auditiva ou do espectro autista.
Em 2025, haverá mais uma edição do Dia D, em data a ser definida.