27 de janeiro de 2026
DESTAQUENotíciasRio-EstadoRio-Governo

Detran RJ: pessoas com deficiência inscritas no Cidadania Sobre Rodas são aprovadas em prova prática de direção

Programa oferece aulas gratuitas a pessoas que necessitam de veículo adaptado

Se existe uma palavra para definir o atleta de arco e flecha Luiz Eduardo da Cunha, de 55 anos, é superação. Militar reformado, ele perdeu uma das pernas em decorrência de um acidente em que o caminhão do Exército onde estava perdeu o freio. Nesta terça-feira (27/1), muitos anos após o acidente, Cunha foi um dos aprovados no programa Cidadania Sobre Rodas, do Detran RJ, que oferece aulas gratuitas de direção a pessoas que precisam de veículo adaptado.

Ele realizou a prova prática para obtenção da habilitação no posto Detran Acessível, localizado na Avenida Francisco Bicalho, no Rio, o único no Brasil totalmente adaptado às especificidades do público PCD. Sempre bem-humorado, prefere deixar o passado para trás e focar no futuro. Seu grande sonho é disputar a próxima Paralimpíada, em Los Angeles, em 2028.

“Posso afirmar que sou um exemplo de superação e vontade de viver. Agora que consegui a CNH, tudo vai ficar mais fácil. Não vou mais precisar usar transporte público para me deslocar com o material de treino, que pesa quase 15 quilos. A prótese limita muito meus movimentos, por isso vocês não imaginam a felicidade que estou sentindo. O programa é maravilhoso. Obrigado aos instrutores do Detran pelo carinho e pelos ensinamentos”, afirmou Cunha.

Entre 1989 e 2002, Cunha passou por 16 cirurgias na perna esquerda até que os médicos decidissem amputá-la. Permaneceu internado durante cinco anos ininterruptos no Hospital Central do Exército (HCE). Nesta terça, após ser aprovado na prova do Detran RJ, ele mandou um conselho para outras pessoas com deficiência: “Quando abrirem novas vagas, se inscrevam. Não tenham medo. Vocês conseguem”.

As inscrições para o programa Cidadania Sobre Rodas são realizadas durante as quatro edições anuais do Dia D, datas em que as pessoas com deficiência têm prioridade de atendimento em todos os serviços e em todas as unidades do Detran RJ. O curso abrange aulas teóricas e práticas e também os exames necessários para a primeira habitação.

Para fazer a prova prática de direção nesta terça-feira, os alunos precisaram cumprir 45 horas de aulas teóricas, realizadas em autoescolas próximas às suas residências ou no posto Detran-Acessível, além de serem aprovados na prova teórica. Em seguida, fizeram 20 horas de aulas práticas, ministradas por instrutores da Escola Pública de Trânsito (EPT) do Detran RJ, também no posto Detran-Acessível.

O instrutor e examinador Luiz Fernando Lemos destacou a importância de um atendimento humanizado e inclusivo, sem abrir mão do rigor necessário para formar bons condutores.

“Muitas vezes, a pessoa com deficiência nunca dirigiu, possui restrições ou tem idade mais avançada, o que pode dificultar o aprendizado. Por isso, é fundamental oferecer carinho e atenção especial, mas sempre com o compromisso de formar condutores capacitados e preparados para conduzir um veículo com segurança”, explicou Lemos.

O estudante de Pedagogia Wellington do Carmo, de 32 anos, que é cadeirante, foi muito aplaudido pelos demais candidatos ao ser aprovado nesta terça-feira. Ele não conteve a alegria após o resultado:

“Aqui todos torcem uns pelos outros, como se fosse uma irmandade. Que sensação de liberdade conseguir minha CNH! Agora é juntar dinheiro para comprar um carro adaptado. Obrigado aos instrutores pela dedicação e comprometimento. Sou muito grato”, disse.

Em breve, Cunha, Wellington e os demais aprovados receberão a carteira provisória, chamada de Permissão para Dirigir (PPD), com validade de um ano. Caso não cometam infrações nesse período, receberão a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) definitiva. O próximo Dia D, data para inscrições no Cidadania Sobre Rodas, ocorrerá em abril.