Desfile de 7 de Setembro: o que pode e o que não é permitido
A Esplanada dos Ministérios, em Brasília, está em fase de preparação para o Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro, com previsão de início a partir das 9h do próximo domingo (7/9). O acesso da população às arquibancadas é gratuito e poderá ser feito a partir das 6h30.
NÃO PODE – Quem for acompanhar o desfile deve estar atento aos itens que podem e não podem ser levados à Esplanada dos Ministérios. Entre os itens restritos, segundo informações da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, estão latas, copos, coolers e isopores; fogos de artifício e similares; artefatos explosivos, armas em geral e apontador a laser ou similares. O desfile não permite também a presença de animais em geral, com exceção de cães guia.
PODE – Por outro lado, é permitido que as pessoas levem lanches, biscoitos, frutas ou outros alimentos, além de água, suco ou outras bebidas (desde que não seja em garrafas de vidro). Também é permitido o uso de máscaras hospitalares, bem como de bonés e chapéus, além de protetores solares, desde que não sejam sprays ou aerossóis. No local do desfile haverá locais para hidratação, além de banheiros químicos. O metrô vai operar desde as 5h30. O transporte público no domingo será gratuito.
Para evitar problema, confira lista dos itens proibidos no desfile
PROJEÇÕES ESPECIAIS – Projeções especiais em celebração ao Dia da Independência estão sendo exibidas em prédios públicos de Brasília desde o início da semana. O show de cores e imagens representa o povo brasileiro e o orgulho do Brasil em ser um país soberano. As projeções seguem até domingo (7) nas fachadas do Congresso Nacional e do Museu da República. O Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal também estão iluminados com cores que remetem à data da Independência.
PROGRAMAÇÃO – Este ano, o desfile será pautado por três eixos temáticos: Brasil dos Brasileiros, COP30 e Novo PAC, e Brasil do Futuro, além da programação tradicional das tropas das Forças Armadas (Marinha, Exército e Forças Aéreas) e da apresentação da Esquadrilha da Fumaça. O desfile, que começa a partir das 9h, contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além de ministros e autoridades.
Os blocos do desfile estão organizados da seguinte forma:
• Eixo Temático 1: Brasil dos Brasileiros
• Eixo Temático 2: COP30 e Novo PAC
• Eixo Temático 3: Brasil do Futuro
A programação prossegue com:
• Desfile Motorizado
• Apresentação da Pirâmide Humana
• Desfile Hipomóvel
• Apresentação da Esquadrilha da Fumaça
• Honras militares e encerramento
No Canal Gov, a transmissão terá início às 8h30, com a apresentação de um programa especial com reportagens, links ao vivo da Esplanada dos Ministérios, do Rio de Janeiro e de São Paulo e convidados especiais.
Além da participação do público via redes sociais, a emissora contará com representantes do governo federal e de cada uma das Forças Armadas, que vão falar sobre os detalhes da cerimônia.
Já a Rádio Gov entrará em rede, ao vivo. Emissoras de rádio de todo o país poderão retransmitir o desfile pelo mesmo sinal de satélite do programa A Voz do Brasil ou por streaming. Para os ouvintes, a cobertura completa estará disponível no player do portal, no endereço radiogov.ebc.com.br.
Além das transmissões em seus veículos, a EBC será a responsável também pela geração de imagens para os demais canais de televisão.