7 de setembro de 2025
Baixada FluminenseDESTAQUEMunicípiosNotíciasNova Iguaçu

Desfile cívico promovido pela Prefeitura de Nova Iguaçu marca comemoração dos 203 anos da Independência do Brasil

Nem mesmo o céu encoberto deste domingo (7) afastou a população de Nova Iguaçu do tradicional desfile cívico em celebração aos 203 anos da Independência do Brasil. Logo nas primeiras horas da manhã, a população ocupou o Paço Municipal para prestigiar o evento, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

De volta ao coração da cidade, o desfile reafirmou a tradição e reuniu estudantes, professores, autoridades municipais, estaduais e federais e famílias em um grande ato de cidadania e orgulho nacional. Neste ano, o tema escolhido foi “Nova Iguaçu: onde a terra ensina e a educação floresce para o futuro”, destacando a importância da rede municipal de ensino. Ao todo, 122 escolas participaram, representando as nove Unidades Regionais de Gestão (URGs). Atualmente, a Semed atende mais de 68 mil alunos em 151 unidades escolares, incluindo creches, escolas de educação infantil, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Para o prefeito Dudu Reina, o momento foi de emoção e pertencimento:

“É um dia de celebrar o amor ao nosso país e à tradição. Fiquei comovido ao ver a reação das crianças e famílias. Nosso trabalho é despertar nas pessoas o desejo de construir uma cidade e um país melhores. Tudo começa no município, e temos que fazer a nossa parte. Hoje é um domingo de orgulho, não só para Nova Iguaçu, mas para o Brasil. Marcar isso no coração das nossas crianças desde cedo é fundamental”, afirmou o prefeito Dudu Reina.

A secretária municipal de Educação, Maria Virgínia Andrade Rocha, destacou o simbolismo do tema:

“Celebramos a Independência do Brasil com nossos alunos, gestores, professores e toda a comunidade escolar. O tema deste ano reflete nossa identidade. Acreditamos na transformação que a educação pode gerar na vida de cada estudante. Vivenciar este momento é muito especial”, disse Maria Virgínia.

A abertura do desfile contou com a apresentação da Banda Marcial Dragões Iguaçuanos, do Colégio Novo Horizonte, seguida pelo Pelotão das Bandeiras, da Escola Municipal Janir Clementino Pereira, e pelo Pelotão dos Bombeiros Mirins, que emocionaram o público ao demonstrar disciplina e compromisso com a cidadania.

Na sequência, desfilaram as escolas municipais de todas as regiões da cidade. Entre os destaques estiveram as bandas das unidades Monteiro Lobato e Eliana de Souza Papaleo Moura, que deram o tom musical da celebração. A diversidade da rede também foi representada pela participação da EJA e do Programa Brasil Alfabetizado.

Para Juceia Silva de Jesus, de 55 anos, aluna da EJA na Escola Municipal Flor de Lis, o desfile foi a realização de um sonho.

“Eu nunca havia estudado antes, e hoje já sei ler e escrever. Sempre quis desfilar, via minhas netas e achava que não seria possível. Estar aqui foi uma bênção. Marchava e cantava sem nem perceber. Só tenho a agradecer a Deus e aos professores por essa oportunidade. Nunca é tarde para recomeçar”, contou, emocionada.

O encerramento ficou por conta das viaturas da Guarda Municipal e do 4º Grupamento de Bombeiros Militar, aplaudidos calorosamente pela população. Logo após, houve o hasteamento das bandeiras ao som do Hino Nacional e do Hino de Nova Iguaçu, entoados em coro pelo público, encerrando a manhã de celebração cívica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *