Desembargador Peterson Barroso Simão é o novo presidente do TRE-RJ
O desembargador Peterson Barroso Simão é o novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ).
Ele foi eleito por aclamação em uma cerimônia realizada no Tribunal de Justiça, na tarde desta quarta-feira (26), depois que o desembargador Cláudio de Mello Tavares desistiu de concorrer ao cargo.
Defensor público por 10 anos e ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil de Itaboraí na década de 1980, Peterson é formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF).
Desde dezembro de 2023, era vice-presidente e corregedor regional eleitoral do TRE.
“A nossa missão no TRE é justamente demover o mal, trazer o bem e trabalhar por eleições com lisura, num evento popular de paz, com resultados corretos que venham a eleger os representantes que cumpram as leis eleitorais”, disse.
Peterson ficará no cargo até dezembro deste ano.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/2/V/L3yiAUQG6ypHuxOlvE6Q/peterson-.jpeg)
Outras mudanças no TRE
O sucessor de Peterson como corregedor do TRE é o desembargador Cláudio de Mello Tavares, que também será o vice-presidente do TRE.
No mês passado, ele tinha sido escolhido pelo pleno do Tribunal de Justiça para compor a corte eleitoral após o término do biênio do desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira.
A posse de Cláudio de Mello Tavares também foi nesta quarta.
Ele é desembargador do TJ desde 1998 e presidiu o tribunal entre 2019 e 2020, onde também já tinha sido corregedor-geral de Justiça.
“Hoje, ao assumirmos a Corregedoria e a vice-presidência do Tribunal Regional Eleitoral do estado do Rio de Janeiro celebramos mais do que uma mudança de gestão. Celebramos a continuidade de um ideal, do compromisso inabalável com a democracia, com a justiça e com o cidadão”.