Desabamento em sobrado deixa 16 feridos no Catete
Incidente ocorreu na esquina das ruas Bento Lisboa e Tavares Bastos
O desabamento da parte interna de um sobrado deixou, ao menos, 16 pessoas feridas, na madrugada desta segunda-feira (8), no Catete, Zona Sul. Bombeiros retiraram vítimas presas sob os escombros.
O incidente ocorreu na esquina das ruas Bento Lisboa e Tavares Bastos, por volta das 4h40. Militares socorreram e levaram dois homens e uma mulher, ainda não identificados, ao Hospital Municipal Miguel Couto, no Leblon, também na Zona Sul.
Até às 7h20, 16 pessoas com ferimentos leves foram resgatadas. Militares continuam buscando um jovem, de 20 anos, preso nos escombros.
“Era uma casa que desabou em cima de uma outra. São apartamentos muito pequenos com muitas colunas. Isso foi um grande facilitador. O espaço que está isolado criou vários bolsões de ar e as pessoas conseguiram aguardar a chegada do Corpo de Bombeiros. A grande maioria [das vítimas] estava debaixo de escombros de concreto e madeira. Tivemos que cortar muito aço para poder chegar nessas vítimas. A grande maioria está bem, saiu andando. Algumas amarelas, como a gente chama de média gravidade. Tiveram objetos pesados em cima delas”, explicou o major Fábio Contreiras, porta-voz do Corpo de Bombeiros, ao ‘Bom Dia Rio’, da TV Globo.
Cerca de 50 militares atuam na ocorrência, incluindo especialistas do Grupo de Operações Especiais (GOESP) e do Grupamento de Operações com Cães (GBRESC), com apoio de drones com câmera térmica, que ajudam a identificar a localização de possíveis vítimas sob as estruturas.
O trecho está interditado para o trabalho. Equipes da Defesa Civil e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) Rio também operam na região.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o Hospital Municipal Miguel Couto recebeu, até o momento, quatro vítimas do desabamento. Três já receberam alta e uma está passando por exames. Euipes da Atenção Primária à Saúde estão presentes na área do ocorrido, dando suporte e oferecendo assistência às famílias e moradores da região.

