Degase renova assinatura de convênio com Prefeitura de Nilópolis
Mais cinco adolescentes que cumprem medidas socioeducativas vão estagiar na Secretaria de Trabalho
“Estou feliz em renovar essa parceria com o Degase. Assim, podemos buscar um futuro melhor para os jovens que moram em Nilópolis e cumprem medidas socioeducativas na unidade localizada no município. Oferecer estágio é lhes dar uma oportunidade, um caminho diferente”, afirmou o prefeito Abraãozinho, ao lado da diretora de Parcerias Estratégicas do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), a pedagoga Mirtes Bandeira.
Abraãozinho recebeu a comitiva em seu gabinete, onde assinou o convênio, ao lado de várias autoridades. A integração de adolescentes no Programa Jovem Aprendiz é realidade na Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento Econômico (Setrab) há um ano e já rendeu frutos, com o ingresso de alguns dos cinco adolescentes no mercado de trabalho.
Em Nilópolis, o programa iniciou em novembro de 2024. Os cinco jovens trabalhavam quatro horas por dia, com salário mensal de 663,39 reais, vale-transporte e alimentação. Segundo o secretário de Trabalho, Dudu Amorim, o programa tem como proposta capacitar e ressocializar esses jovens.
As medidas socioeducativas são sanções judiciais aplicadas a adolescentes que cometem atos infracionais. O programa para jovens existe há 24 anos no Degase, com o objetivo de afastá-los das atividades ilícitas por meio de cursos de capacitação profissional, oficinas e acompanhamento com psicólogas, pedagogas e assistentes sociais.
A cidade se soma a outros nove municípios que abrem as portas para esses adolescentes. “Eles ficam durante o dia em unidades de semiliberdade e, a possibilidade de estagiarem aqui, facilita porque não precisam gastar dinheiro com transporte, porque estão perto de casa. Depois, alguns conseguem emprego fixo em empresas de médio e grande porte”, afirmou a diretora do Degase, Mirtes Bandeira.
Participaram da solenidade também o deputado federal Ricardo Abrão, os secretários Dudu Amorim (Setrab) e Renato da Van (Cidadania e Direitos Humanos) e os vereadores Jorjão e Armando Paiano.