16 de janeiro de 2026
NotíciasRio-EstadoRio-Governo

Defesa Civil fortalece resposta a desastres com Postos Avançados de Ajuda Humanitária

Estrutura descentralizada garante atendimento imediato à população nas primeiras horas após ocorrências


A Secretaria de Estado de Defesa Civil implantou, desde quinta-feira (15/01), Postos Avançados de Ajuda Humanitária com o objetivo de otimizar o tempo de resposta nas primeiras horas após a ocorrência de desastres. A iniciativa busca garantir atendimento assistencial imediato à população afetada, período considerado crítico para a preservação de vidas e a mitigação de danos.

Os postos funcionam como depósitos avançados de pronta resposta, permitindo que os recursos cheguem rapidamente às áreas impactadas até a chegada de reforços logísticos de maior vulto, oriundos do centro de distribuição centralizado da Defesa Civil estadual.

A estratégia operacional consiste na instalação de contêineres logísticos em unidades operacionais do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), previamente selecionadas por sua localização estratégica. A medida reduz significativamente o tempo de resposta e assegura o suporte inicial necessário em situações de emergência.

Após análise técnica dos Coordenadores Regionais de Defesa Civil, foram definidos como pontos aptos para receber os contêineres o DBM 1/5, em Guarus, atendendo às regiões Norte e Noroeste; o 16º GBM Teresópolis, responsável pelas regiões Serrana I e II; o DBM 2/29, em Vassouras, com cobertura das regiões Sul I e II; e o DBM 3/10, no Frade, com atendimento à Costa Verde.

Cada posto avançado conta com estrutura padronizada, composta por contêineres de 6 metros de comprimento, equipados com 102 colchões e 102 kits dormitório, contendo cobertor, lençol, fronha e travesseiro. Os materiais garantem condições mínimas de acolhimento às pessoas desalojadas ou desabrigadas, reforçando a capacidade de resposta rápida da Defesa Civil RJ em situações de emergência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *