Defesa Civil de Meriti realiza treinamento com uso de sirene no Parque Alian
Na manhã deste último sábado, 25/11, a Defesa Civil de São João de Meriti realizou o Simulado do Sistema Remoto de Alerta e Alarme Sonoro no bairro Parque Alian. A ação preventiva teve por objetivo esclarecer dúvidas e orientar os moradores que residem em áreas de risco sobre como agir em caso de problemas em dias chuvosos.
“A segurança dos moradores é uma das principais preocupações da pasta. Nosso município possui 12 sirenes instaladas em áreas mapeadas como risco alto ou muito alto de deslizamento. Realizar esses encontros junto à população é de suma importância, pois estamos compartilhando conhecimento para que nossas comunidades estejam cada vez mais seguras e protegidas” destacou o subsecretário Evalder Perini.
A sirene foi testada para saber se o equipamento está em pleno funcionamento e se toda a comunidade consegue ouvir o sinal sonoro, que será acionado em caso de emergência. Com esses encontros a Defesa Civil pretende reforçar a segurança comunitária minimizando prováveis prejuízos materiais e perdas humanas.
A professora Joana Dark Maia, 64 anos, afirmou: “Esses simulados são fundamentais e ajudam preservar vidas, pois em questão de segundos uma casa pode desabar. Diante dessas chuvas e desses ventos, como é que está nossa casa? Se houver alguma rachadura, tudo, vocês estão ali atentos para nos ajudar”. A moradora Denise Rocha, 58 anos, elogiou os pontos de apoio disponibilizados pelo município: “Os locais são seguros e bons. Aqui desce muita água, fico com muito medo. Precisamos participar desses encontros para aprender como agir caso a sirene toque”.
A ação foi alusiva à data de 29 de novembro, Dia Estadual de Redução do Risco de Desastres. Com a chegada das altas temperaturas, o risco de temporais também aumenta. É muito indispensável que a população acompanhe todas as atualizações divulgadas nas redes sociais da Defesa Civil (https://m.facebook.com/