Debate sobre abolição da escravatura é realizado nesta terça-feira em Resende

Evento acontece em universidade em parceria com a Coordenadoria Municipal de Promoção da Igualdade Racial

Nesta terça-feira (13), o auditório da Estácio Resende abre suas portas para um importante debate que marca esta data:  a abolição da escravatura. O evento gratuito é aberto a universitários, estudantes de rede pública de ensino, membros de movimentos negros da região e sociedade em geral, e terá início às 19h. A realização do evento é uma parceria entre a Coordenadoria Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Resende e a Estácio, que fica na R. Zenaide Vilela, no bairro Jardim Brasília.

Luís Cláudio Hermógenes, coordenador municipal de Promoção da Igualdade Racial de Resende, e que será o mediador do debate, explica que o dia 13 de maio não é encarado como uma data de comemoração, mas como um momento para discutir as circunstâncias da abolição da escravatura, a situação atual da população negra no Brasil e as perspectivas.

“Neste debate, vamos relembrar que os escravizados foram colocados em uma situação de “liberdade”, mas sem qualquer tipo de direito garantido e sem qualquer posição de igualdade. A ideia é discutir o que mudou de 1888 para cá, o que ainda vai e deve mudar. A ideia de levar este debate para dentro de uma universidade é de extrema importância, pois esse ambiente é fruto de futuros pensadores, que são uma caixa de ressonância de parte de uma história que não foi contada. O objetivo é fazer com que este debate não morra, para que nossos jovens consigam repensar o que de fato aconteceu e desnudar o que os livros esconderam, e não há lugares melhores do que universidades e escolas para se discutir um tema tão sensível e que deixou marcas duras e profundas na sociedade”, acrescenta Hermógenes.

Os debatedores convidados são: Sônia Freitas, ativista do Movimento Negro; Marlene da Silva, advogada e membro da Comissão de Igualdade Racial da 18ª Subseção da OAB; e Thaís Motta, coordenadora e professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Estácio Resende.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *