21 de fevereiro de 2026
DESTAQUENotíciasNotícias 24hsRio-EstadoRio-Governo

Governo do Estado RJ emite alertas e mobiliza equipes diante de chuvas intensas neste sábado (21/02)

Defesa Civil estadual acompanha cenários meteorológicos durante 24h.  Cidades da Região Metropolitana, Baixada Fluminense, Região Serrana e Costa Verde registraram inundações e chuvas intensas


A Secretaria de Estado de Defesa Civil (SEDEC-RJ), com base nos monitoramentos do CEMADEN-RJ, emitiu uma série de alertas e recomendações de mobilização, na tarde deste sábado (21/02), em razão das chuvas fortes que atingem municípios da Região Metropolitana, Baixada Fluminense, Região Serrana e Costa Verde.

Foram enviados alertas de inundação, chuvas intensas e deslizamento, por meio do sistema Cellbroadcast, para os municípios de Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, Nilópolis, São Gonçalo, Angra dos Reis, Petrópolis e Niterói, orientando a população a adotar medidas preventivas e buscar abrigo seguro. O CEMADEN-RJ também emitiu recomendações de mobilização para altos índices de chuva para Duque de Caxias, São João de Meriti e Petrópolis.

Em Duque de Caxias, São João de Meriti, Mangaratiba e Petrópolis, 13 estações de sirenes foram mobilizadas. Também houve toque de aviso de chuva em 56 estações nos municípios de Duque de Caxias, Magé, Teresópolis e capital. Em Rio das Ostras, chuvas intensas acompanhadas de rajadas de vento provocaram interrupção temporária de energia elétrica, internet e telefonia por cerca de 60 minutos. Foram registradas ocorrências de corte de árvores em via pública e sobre edificações, atendidas pelos militares do Corpo de Bombeiros.

– Estamos mobilizados e atuando de forma integrada com os municípios. O monitoramento é permanente e as decisões são tomadas com base em dados técnicos, priorizando sempre a preservação de vidas. O envio de alertas pelo cellbroadcast e o acionamento de sirenes demonstram a importância dos investimentos em tecnologia e prevenção – reforçou o governador Cláudio Castro.

Para o estado, são esperadas chuvas moderadas a muito fortes até o início da madrugada, principalmente nas regiões Costa Verde, Sul, Capital, Baixada Fluminense, Serrana e Metropolitana.

A Defesa Civil Estadual permanece em monitoramento contínuo das condições meteorológicas, em articulação permanente com as Defesas Civis municipais, mantendo profissionais mobilizados para pronta resposta a possíveis ocorrências.

A orientação é que a população acompanhe os alertas oficiais e, em caso de emergência, acione os telefones 199 (Defesa Civil municipal) ou 193 (Corpo de Bombeiros).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *