Curso fortalece implementação do sistema PesqBrasil em São Pedro da Aldeia
Superintendente Federal de Pesca e Aquicultura do RJ destaca importância da capacitação para aprimorar o atendimento aos pescadores
O município de São Pedro da Aldeia sediou um importante curso voltado à implementação do sistema PesqBrasil, iniciativa do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), na quinta-feira (16/10). A qualificação moderniza o protocolo de processos e o acesso a informações eletrônicas para pescadores de todo o país. A capacitação foi realizada na Secretaria Adjunta de Pesca e reuniu representantes de diversos municípios do entorno da Lagoa de Araruama.
O secretário municipal de Meio Ambiente e Pesca, Mario Flavio Moreira, destacou a relevância do encontro para o fortalecimento da gestão pesqueira no município. “Essa capacitação é fundamental para que nossa equipe continue atualizada e preparada para atender os pescadores com mais agilidade e eficiência. O PesqBrasil representa um avanço importante na modernização dos processos e no acesso às informações, garantindo mais transparência e integração entre os municípios”, afirmou.
O superintendente Federal de Pesca e Aquicultura do Estado do Rio de Janeiro, Matheus de Lima Monteiro, destacou a relevância do curso e ressaltou a parceria constante entre o MPA, a Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura do Rio de Janeiro (SFA/RJ) e os municípios da região. “A importância desse curso está na implementação do sistema PesqBrasil, no correto protocolo de processos e no uso dos sistemas eletrônicos de informações e acessos externos. Isso garante mais eficiência e transparência no atendimento ao pescador. É sempre muito importante essa parceria com o MPA e a SFA/RJ, que estão sempre solícitos às dúvidas relacionadas ao sistema.
Esse suporte faz toda diferença no momento do atendimento aos pescadores”, apontou o superintendente.