10 de outubro de 2025
CulturaNotíciasRio-Estado

Cultura do Pertencimento completa 2 anos com mais de 60 passeios realizados

Projeto do Governo do Estado prevê mais cinco atividades no mês comemorativo

A principal diferença entre apenas estar contido e pertencer é como essa relação é estabelecida. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, desenvolveu, há dois anos, o Projeto Cultura do Pertencimento, que não se limita apenas à inclusão de uma parcela mais vulnerável da sociedade, mas resgata um sentimento genuíno de pertencimento. Apenas no mês de julho foram mais cinco passeios realizados.

Do Parque Bondinho Pão de Açúcar ao Theatro Municipal, ou do Museu do Samba ao AquaRio, as visitas realizadas por dezenas de grupos de assistidos pelo Governo do Estado somam diversas experiências culturais. Por aqui, o trabalho não para. Nesta terça-feira (22/07), cerca de 10 acolhidos do Centro de Atendimento Integrado Protógenes Guimarães (CAI) visitaram o Clube de Regatas do Flamengo, na Gávea. O CAI fica no município de Araruama e acolhe 16 homens adultos com deficiências diversas. No passeio, os convidados visitaram o museu, a sede náutica e a sede do clube.

Mais de mil pessoas já participaram do projeto pioneiro que vem transformando realidades e inspirando novos sonhos. É o caso da Alison Aylla, de 21 anos, que nunca tinha ido à Bienal do Livro.

– Proporcionar acesso à cultura e a leitura para a nossa população é tão representativo porque passa a nos ver não só como população em situação de vulnerabilidade, mas também como pessoas de consciência crítica, dispostas a novas vivências. O Cultura entende que a vulnerabilidade vai além de necessidades físicas como a fome, e que também exige as necessidades de um olhar mais humano. – Comentou a assistida da Casa de Passagem.

Em uma parceria com a Exposição Cazuza Exagerado, a SEDSODH levou cerca de 200 assistidos e técnicos, das coordenadorias de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Trabalho Escravo e de Políticas de Migração e Refúgio, Escola de Divines, Hotel Acolhedor, Casa de Passagem, Empoderadas e Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Habitação de Areal para visitarem o acervo inédito. Apresentada pelo Ministério da Cultura, a exposição é uma realização da Sorria! com coprodução da Hit Makers, empresa do Grupo 4ZERO4, Caselúdico e Viva Cazuza.

– Esse projeto valoriza e promove o acesso à cultura e ao lazer, elementos fundamentais para a garantia de direitos e a promoção da cidadania. É um trabalho conjunto e impactante, que leva mais dignidade, respeito e, sobretudo, inclusão. É para isso que fazemos política pública. – Destacou a subsecretária de Promoção, Defesa e Garantia de Direitos Humanos, Aline Forasteiro.

Na visita do Hotel Acolhedor à mostra, no dia 27 de junho, os visitantes encontraram a mãe de Cazuza, Lucinha Araújo, e o cantor Ney Matogrosso. Neste mês, cerca de 90 pessoas, entre assistidos e técnicos, visitaram a Exposição Cazuza Exagerado, no Shopping Leblon, e a Exposição Imersiva Jornada do Pequeno Príncipe, na Biblioteca Parque Estadual.

– A materialização desse projeto acontece graças à atuação da coordenação de comunicação, que, com sensibilidade técnica e generosidade no diálogo, tem ajudado a transformar a vida dos nossos assistidos, levando não apenas cultura e lazer, mas inclusão. Trabalhando a autoestima e o sentimento de reconhecimento, essas pessoas fazem parte da nossa sociedade, por direito. – Celebrou o subsecretário de Gestão do SUAS, Felippe Souza.

Sobre o projeto Cultura do Pertencimento

O Cultura foi criado em julho de 2023, e atua para integrar, melhorar a autoestima e o sentimento de pertencimento da população assistida pelo Governo do Rio. Idosos, pessoas com deficiência, crianças e população em situação de rua já foram contemplados em mais de 60 atividades culturais e de lazer em lugares de grande importância como, o Parque Bondinho Pão de Açúcar, Museu do Samba, AquaRio, Cristo Redentor, Theatro Municipal, BioParque, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *