Crianças perdidas se alimentaram de farinha de mandioca, frutas e sementes da floresta por 40 dias

As quatro crianças indígenas que ficaram perdidas por 40 dias na parte colombiana da selva amazônica se alimentaram de farinha de mandioca retirada do avião e frutas e sementes da floresta, afirmou o ministro da Defesa da Colômbia, Iván Velásquez. Equipes de resgate chegaram a passar entre 20 e 50 metros de distância da clareira onde foram encontradas.

Pela primeira vez trabalhando juntos, militares e indígenas se dedicaram a uma busca intensa pela floresta com ajuda de cães farejadores, o que ocasionou a perda de um dos animais. Segundo o comandante das buscas, general Pedro Sanchez, “não se abandona um aliado”.

O presidente Gustavo Petro, familiares, autoridades do governo e militares se encontraram com as crianças no sábado (10) no hospital de Bogotá, capital da Colômbia. O ministro da Defesa, Iván Velásquez, disse que as crianças estão sendo hidratadas e ainda não podem comer. “Mas, no estado geral, a condição das crianças é aceitável”, disse Velásquez.

O avião monomotor Cessna transportava três adultos e quatro crianças quando o piloto declarou emergência devido a uma falha no motor. A pequena aeronave saiu do radar pouco tempo depois e uma busca por sobreviventes começou.

Depois que a farinha que as crianças levaram do avião acabou, elas começaram a comer sementes”, contou Velásquez.

“A selva os salvou. Eles são filhos da selva e da Colômbia”, disse o presidente Petro.

Um vídeo da força aérea colombiana mostrou um helicóptero usando cabos para resgatar os jovens porque não foi possível pousar na floresta densa. 

O general Pedro Sánchez, responsável pelo resgate, disse que as crianças foram encontradas a 5 quilômetros do local do acidente, em uma clareira. Disse ainda que as equipes de resgate passaram de 20 a 50 metros de onde as crianças estava, mas não conseguiram encontrá-las.

Com informações do G1.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *