Crianças do “Craque do Amanhã” entram em campo nesta quinta-feira com jogadores do Fluminense pela Sul-Americana
Patrocinado pela Enel Rio, o projeto educacional e socioesportivo utiliza o futebol como fio condutor para o desenvolvimento físico, psicológico e social de crianças e jovens, com idades entre oito e 17 anos, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.
Uma experiência para entrar em campo e na memória. É assim que a ação do projeto “Craque do Amanhã”, de São Gonçalo, pretende marcar a vida de 48 crianças, que foram escolhidas para entrar em campo, nesta semana, com os jogadores do Botafogo pela Copa Libertadores e do Fluminense pela Copa Sul-Americana.
Nesta quinta-feira (10), uma turminha de 24 crianças entrará de mãos dadas com o time do Fluminense no Maracanã, na partida contra os bolivianos do San José pela Sul-Americana. Na última terça, outro grupo entrou brilhou com os jogadores do Botafogo, que jogou contra o time venezuelano Carabobo, pela Libertadores, no Engenhão.
Moradora de São Gonçalo e aluna do projeto social desde o ano passado, Aurora de Azevedo Silva, de 9 anos, foi uma das crianças escolhidas para a partida de ontem. “Fiquei muito feliz e emocionada quando entrei no campo e vi os jogadores de perto. Também gostei muito da torcida, que não parava de cantar e de dar força para o time. Amei tudo, foi uma experiência que nunca mais vou esquecer”, disse, emocionada.
Felipe Espose é o coordenador do programa e reafirma o quanto ações como essas podem ajudar na formação de valores dos pequenos. “Essas crianças entrarão em campo com os jogadores e isso ficará para sempre na memória delas, como tantas outras ações que temos realizado com o projeto. O Craque do Amanhã é um trabalho que não está limitado ao esporte, mas à formação de cidadãos com valores”, disse o coordenador Felipe Espose.
Gol da inclusão
Patrocinado pela Enel Rio, o “Craque do Amanhã” foi criado há 13 anos pelo ex-jogador Ibson, em São Gonçalo, no Rio de Janeiro. É um projeto socioesportivo e educativo que proporciona oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional a crianças e adolescentes, com idades entre oito e 17 anos, em situação de vulnerabilidade social. Com duas unidades em São Gonçalo, uma em Duque de Caxias, também no Rio de Janeiro, e outra em São Paulo, a iniciativa utiliza o futebol como ferramenta na promoção da transformação social e contribui para a formação da cidadania, combate à violência e respeito aos direitos humanos.
O projeto já impactou mais de 3.000 meninos e meninas e atende atualmente 750 estudantes, por meio das oficinas de futebol, cursos profissionalizantes, aulas de inglês e reforço escolar. Aqueles que demonstram interesse, são encaminhados, ainda, para o programa Jovem Aprendiz, com a oportunidade do primeiro emprego.
As estratégias utilizam metodologias participativas baseadas em três principais eixos: família, escola e esporte, a partir das premissas do Guia de Esporte e Cidadania da Unicef (United Nations Children’s Fund).
“Há 13 anos, jogamos junto com o Craque do Amanhã para promover a cidadania e a inclusão social dos jovens, por meio do esporte. Temos certeza de que esta oportunidade de entrarem em campo numa partida tão emblemática ficará marcada na memória deles”, declara Hélio Muniz, Diretor de Comunicação da Enel Brasil.
Além de Ibson, são padrinhos do “Craque do Amanhã” os jogadores Vagner Love e Paulo Henrique Ganso, e a atriz Juliana Paes.
Sobre a Enel Distribuição Rio
A Enel Distribuição Rio atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia.