Crianças com TEA em Pinheiral celebram Dia das Crianças em ambiente de inclusão
Iniciativa utiliza fazendinha como ferramenta para socialização, interação e aprendizado
Promovendo a inclusão e o desenvolvimento terapêutico por meio da interação, o Centro de Reabilitação Carmem Vergetti Leite Franco realizou na manhã de quarta-feira, 8 de outubro, uma comemoração antecipada do Dia das Crianças. O evento levou as crianças e seus responsáveis para um dia especial na Fazendinha Experimental, em Pinheiral.
O foco da ação foram 25 crianças com diagnóstico ou em investigação do Transtorno do Espectro Autista (TEA) atendidas pelo Centro de Reabilitação. A atividade, que incluiu desde o passeio de ônibus, contato direto com os animais e o piquenique, teve como objetivo principal a socialização, a interação, o aprendizado e a adaptação em um ambiente novo e rico em estímulos.
Segundo Juliana Matta, supervisora do atendimento ao TEA do centro, a iniciativa reforça o olhar da saúde municipal para as necessidades específicas das crianças com TEA. “Proporcionar um espaço como a fazendinha é uma ferramenta poderosa para a terapia. O contato direto com a natureza e com novos ambientes, de forma lúdica e segura, auxilia muito no processo e na capacidade de interação dessas crianças,” explica Juliana.
A recepção na Fazendinha Experimental foi feita por Ester Fernandes, idealizadora do projeto criado durante a pandemia com o propósito de oferecer um espaço de inclusão, especialmente para crianças com deficiências.
A ação reforça o compromisso da administração municipal em investir em programas e iniciativas de prevenção e inclusão que melhorem a qualidade de vida e o desenvolvimento pleno das crianças da rede de saúde.