Cresce número de casamentos homoafetivos em cidades da Baixada Fluminense
Passados dez anos da autorização nacional que autoriza o casamento de pessoas do mesmo sexo, Cartórios de Registro Civil de Duque de Caxias, Nova Iguaçu e Belford Roxo tiveram aumento no número de matrimônios entre casais homossexuais, totalizando 566 celebrações até abril deste ano. Antes da resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), os cartórios eram obrigados a solicitar autorização judicial para celebrar os casamentos.
Casamentos em Duque de Caxias
Foi em 2022 que Leandro Graciolli, de 43 anos, que é coordenador do Centro de Cidadania LGBT de Duque de Caxias, e Vanderson Oliveira, 41, decidiram oficializar a união mesmo já vivendo juntos há 4 anos. Os dois já tinham o desejo de casar e foi através de um mutirão que decidiram que aquele era o momento. Em setembro, a união ganhou um novo capítulo na história do casal.
— Por mais que nós já vivêssemos juntos, casar no civil nos trouxe um pouco mais de tranquilidade em questões de segurança jurídica. Queríamos que um ou outro tivesse segurança caso algo venha a acontecer — disse Graciolli.
Até abril de 2023, Duque de Caxias contabilizou 205 casamentos entre pessoas do mesmo sexo, número que cresceu quatro vezes comparado a 2013. Em média, são realizadas 20 celebrações por ano na cidade, sendo 56% delas entre casais femininos e 43% delas entre casais masculinos.
Casamentos por ano:
No primeiro ano de vigência da autorização nacional foram 6 celebrações, seguidas por 7 no ano seguinte, 25 em 2015, 13 em 2016, 12 em 2017, 33 em 2018 e 17 em 2019. Em 2020, primeiro ano da pandemia, o município totalizou 10 celebrações. Em 2021 foram realizados 18 matrimônios, e em 2022, os cartórios da cidade realizaram 45 matrimônios, um aumento de 150%. Até maio, já haviam acontecido 19 casamentos.
Segundo Graciolli, muitas pessoas não sabem que podem casar e acham que é muito caro, mas ele reforça que dependendo da renda familiar do casal, pode-se solicitar isenção para o casamento. Ele complementa contando que o momento foi especial tanto para ele quanto para o marido, que a cerimônia no cartório foi muito inclusivo, sem nenhum tipo de discriminação.
Leandro Graciolli e Vanderson Oliveira oficializaram a união em setembro de 2022 — Foto: Arquivo pessoal