8 de outubro de 2025
NotíciasNotícias 24hsRio-Estado

CREA-RJ lança cartilha para síndicos com boas práticas para a manutenção de elevadores

 

Lembra daquela mensagem afixada na entrada de todo elevador, alertando que é preciso ter certeza de que o equipamento está naquele andar? Isso ajuda a salvar vidas. Além disso, todo elevador do Estado do Rio agora poderá ter um QR Code com as informações sobre o responsável técnico pela manutenção para que se tome rápidas providências no caso de algum problema. Com um celular na mão, qualquer um poderá saber o nome do engenheiro mecânico e da empresa que cuida da manutenção daquele elevador.

 

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio (CREA-RJ), engenheiro Miguel Fernández, anunciou que está em conversa com o deputado estadual Luiz Paulo, que é engenheiro, para a criação de projeto de lei que vai obrigar todos os elevadores do Estado do Rio a ter um QR Code exibindo informações sobre os responsáveis técnicos pela manutenção do equipamento. A medida visa a segurança do uso dos elevadores para toda a sociedade.

 

“Quando ocorreu no Rio uma série de acidentes com elevadores, que resultaram em três mortes, no ano passado, percebemos a necessidade de maior segurança no uso de elevadores”, lembrou Fernández, que criou um Grupo de Trabalho para Elevadores, comandado pelo engenheiro mecânico Jaques Sherique.

Durante painel na 80a Semana Oficial de Engenharia e Agronomia (SOEA), em Vitória (ES), o presidente do CREA lançou esta tarde uma cartilha de orientação a síndicos para a gestão segura dos elevadores. Em linguagem simples e acessível, o documento produzido pela Superintendência Estratégica do CREA-RJ apresenta “boas práticas para manutenção, inspeção e modernização de elevadores”.

A cartilha reforça o fato de que o síndico responderá pessoalmente por eventuais danos a usuários dos elevadores, no caso de comprovação da culpa por negligência ou imprudência na manutenção dos equipamentos.

 

“Estamos lançando a cartilha que vai servir de orientação para que os responsáveis por essas edificações possam fazer a adequada verificação se a manutenção dos elevadores está sendo realizada de forma correta”, afirmou o presidente do CREA-RJ, acrescentando que a medida mostra “a preocupação do Conselho com a segurança e a qualidade dos serviços de engenharia prestados à sociedade”. A cartilha será distribuída também pelo Secovi Rio, o sindicato da habitação.

Fernández explicou que agora o Grupo de Trabalho para Elevadores, do CREA-RJ, vai prosseguir os entendimentos com o deputado Luiz Paulo para a criação do projeto de lei na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *