2 de outubro de 2025
NotíciasNotícias 24hs

CPNU conquista prêmio nacional de inovação no setor público

Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) foi o grande vencedor da categoria Inovação em Processos Organizacionais no Poder Executivo Federal, Estadual e do Distrito Federal do 29° Concurso Inovação no Setor Público. A entrega do prêmio aconteceu nesta quinta-feira (2/10) durante a Semana de Inovação 2025, na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília.

Já na categoria Inovação em Compras Públicas Sustentáveis, o Centro de Serviços Compartilhados, conhecido como ColaboraGov, conquistou o segundo lugar na categoria. O ColaboraGov é um projeto pioneiro da Secretaria de Serviços Compartilhados (SSC) do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e uma solução inovadora de compartilhamento de atividades de suporte administrativo, que reduz custos e esforços duplicados, com ganhos de escala e eficiência.

José Celso Cardoso, secretário de Gestão de Pessoas do MGI, ressaltou a importância da vitória do CPNU no concurso como uma vitória do poder público brasileiro. “É uma conquista do MGI, já que quase todas as unidades se envolveram na realização do certame. E, claro, não podemos nos esquecer dos nossos parceiros no governo federal, estados, municípios e na sociedade”, comemorou.

Maria Aparecida Chagas, diretora de Provimento e Movimentação de Pessoal do ministério, afirmou que o primeiro lugar no concurso é um reconhecimento a todos os envolvidos na implementação do CPNU. “Esse prêmio vem coroar o trabalho incansável de uma equipe que atuou para inovar e ir além do que sempre fizemos”, destacou a diretora.

O secretário de Serviços Compartilhados do MGI, Cilair Rodrigues, também celebrou a premiação do ColaboraGov. “Essa conquista demonstra a valorização de um trabalho coletivo de esforço e capacidade para empreender no setor público”, declarou.

Cultura de inovação

Mais de 400 iniciativas foram premiadas ao longo da história do Concurso Inovação no Setor Público, criado pela Enap em 1996. Nesta edição, houve mais de 363 inscritos de todo Brasil. Desse total, vinte e quatro foram selecionados como finalistas.

Betânia Lemos, presidente da Enap, apontou o sucesso na promoção de uma cultura de inovação no setor público, o que justifica a existência do concurso. Também enfatizou o tema da Semana de Inovação, voltado à preocupação com o meio ambiente, “Um Planeta, Uma Chance”. “A administração pública quer fazer diferente para que encontremos soluções para criar um país com futuro”, ressaltou.

CPNU

O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) é um modelo de seleção inovador, criado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), que reúne em uma única estrutura vagas para diversos órgãos federais. A iniciativa unificou processos e democratizou o acesso ao serviço público em escala nacional. É considerado o maior concurso público já realizado no Brasil.

Em sua primeira edição, foram mais de 2 milhões de inscritos, com 6.640 vagas de níveis superior, médio e técnico para diversas especialidades. As provas foram aplicadas, simultaneamente, em 218 cidades, em todos os estados – e Distrito Federal. A segunda edição já está em andamento e terá a primeira etapa de provas aplicada neste domingo (5/10).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *