Copacabana e Leme seguem com áreas sem energia após mais de 40 horas
Os bairros de Copacabana e do Leme, na Zona Sul do Rio, ainda têm pontos sem energia elétrica, na manhã desta segunda-feira (5). A região está sem fornecimento há cerca de 40 horas, depois de furtos de cabos na tarde do último sábado (3), que provocaram danos à rede elétrica. O episódio, segundo moradores, também afetou o abastecimento de água da área.
De acordo com a Light, a falta de energia ocorreu por sobrecarga no sistema, após o furto de cabos da rede subterrânea. A concessionária chegou a informar nas redes sociais, no fim da noite de domingo (4), que o fornecimento havia sido totalmente restabelecido no Leme e Copacabana. Entretanto, moradores da região negaram a volta do abastecimento.
“Mentira, vários prédios ainda sem luz. No meu, só alguns apartamentos voltaram, o meu continua apagado, durou 30 minutos a luz ontem à noite”, afirmou uma moradora. “Mentira, os sinais ainda estão sem energia. Onde estou, o funcionamento está no gerador”, apontou outra. “Mentira. O Leme está quase todo desligado. Em alguns pontos, há duas fases funcionando”, comentou mais um. “Parou 20 minutos depois!”, destacou um comentário. “Continua sem luz aqui na divisa do Leme com Copa”, relatou um morador. “Luz voltou em que parte do Leme? Porque onde eu moro não voltou”, se queixou outro.
Ao DIA nesta segunda, a Light informou inicialmente que o fornecimento havia sido restabelecido nas regiões do Leme e de Copacabana. Entretanto, após relatos de moradores que ainda estão sem energia na manhã de hoje, a empresa apontou que ainda pode haver casos pontuais, “uma vez que as equipes seguem atuando no local”. Ainda segundo a concessionária, agentes foram direcionadas para verificação e restabelecimento e geradores apoiam a conclusão dos trabalhos na rede elétrica.
A Guarda Municipal informou que intensificou a fiscalização na região e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio) atua com agentes de trânsito para garantir a segurança viária, depois que semáforos dos bairros ficaram apagados.

