Conmebol lamenta violência na final da Copa América e culpa estádio
Após as confusões no Hard Rock Stadium, na final da Copa América, entre Argentina e Colômbia, a Conmebol divulgou um comunicado oficial lamentando o ocorrido. A entidade organizadora da competição responsabilizou a organização do estádio pelas invasões de torcedores antes da partida, que teve início atrasado em 75 minutos.
“Como se sabe, na final disputada em Miami, torcedores sem ingressos dirigiram-se às proximidades do estádio, o que atrasou o acesso normal das pessoas que os possuíam, o que retardou a entrada e levou ao fechamento de portas.
Diante desta situação, a CONMEBOL ficou sujeita às decisões das autoridades do Hard Rock Stadium, de acordo com as responsabilidades contratuais estabelecidas para a operação de segurança.
Além das disposições determinadas no referido contrato, a CONMEBOL recomendou às referidas autoridades os procedimentos testados em eventos desta magnitude, os quais NÃO foram levados em consideração.
Lamentamos que os atos de violência provocados por pessoas mal-intencionadas tenham manchado uma final que estava preparada para ser uma grande festa desportiva”, disse a Conmebol.
A confusão no estádio de Miami começou no momento de entrada para o jogo, quando algumas pessoas tentaram invadir sem ingresso a final da Copa América. A polícia tentou impedir a maioria o que gerou uma grande confusão entre todos, inclusive quem comprou as entradas e os familiares dos jogadores. Como resultado, a partida sofreu um atraso de mais de mais de uma hora.
O jornal americano USA TODAY constatou que pelo menos 10 pessoas foram presas. Além disso, o noticiário também identificou sete torcedores recebendo atendimento da equipe de bombeiros na rampa que dá entrada ao estádio.