‘Conexão que Ensina’: saiba como escola estadual de Nova Iguaçu conseguiu reduzir em 80% o número de alunos em Progressão Parcial
No 10º episódio da série ‘Conexão que Ensina – Gestão que Inspira’, a professora Carla Cristina de Freitas, diretora do Ciep 119 Austin, em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense, revela as estratégias que utilizou para enfrentar o desafio da Progressão Parcial, que é uma forma de o estudante continuar seus estudos na série seguinte mesmo que não tenha conseguido alcançar a nota mínima em uma ou duas disciplinas no fim do ano letivo.
Com organização e ações bem articuladas, visando ao combate da infrequência e à melhoria dos resultados, a gestora conseguiu reduzir em 80% o número de estudantes da unidade nesta situação.
– Nosso foco não foi o problema, mas a solução, em como poderíamos resolver aquelas situações – diz a diretora, que enxergou potencial nos estudantes para superarem as dificuldades e concluírem seus estudos.
Práticas inspiradoras
A série ‘Conexão que Ensina – Gestão que Inspira’ foi lançada em agosto pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ) e apresenta boas práticas desenvolvidas nas escolas da rede estadual. O objetivo é inspirar equipes gestoras a promover ações que otimizem rotinas, organizem processos, previnam a evasão escolar e aprimorem o acompanhamento pedagógico. O projeto reforça que a criatividade, a gestão eficiente e o uso de tecnologias educacionais são elementos essenciais para transformar o cotidiano escolar.
— Essa série tem sido um sucesso. Acreditamos que, mais do que compartilhar experiências, ela busca construir uma rede colaborativa e de pertencimento, visando ao fortalecimento e à permanência dos estudantes nas nossas unidades escolares — disse a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto.
Veja o vídeo na íntegra aqui